A Intel entrará na disputa pelo mercado de chips para celular. A empresa anunciou nesta terça-feira, 23, que fechou parceria mundial com a Nokia para fornecer microprocessadores Atom que equiparão os aparelhos fabricados pela companhia finlandesa.
Com isso, a Intel passará a disputar o segmento atualmente dominado pela britânica ARM, Qualcomm e Texas Instruments. O acordo é de grande importância para a fabricante de chips, já que a Nokia é a líder na produção de celulares.
Segundo as empresas, a parceria também visa a definição de uma nova plataforma de computação móvel, diferente dos atuais smartphones e netbooks, o que poderá dar margaem à fabricação dos chamados smartbooks, aparelhos que reúnem as características e funcionalidades dos smartphones e netbooks, ou até mesmo de dispositivos MID (Mobile Internet Device), equipamentos móveis voltados exclusivamente para o acesso à internet.
Pelo acordo assinado, a Intel adquiriu a licença para usar os modens HSPA/3G da Nokia em seus produtos. Além disso, o acordo também prevê a colaboração das empresas para o desenvolvimento de software de código aberto, como os sistemas operacionais baseados em Linux, Moblin e Maemo, que equiparão os novos aparelhos.
- Parceira estratégica