As operações da Ricoh e da Lenovo no Brasil fecharam parceria para apoiar as empresas em sua transformação digital, em um momento em que ganham impulso os modelos de trabalho híbrido e em home office, nos quais a força de trabalho precisa se manter sempre conectada e produtiva, onde estiver. A Ricoh tem atuado fortemente em fornecer soluções completas em equipamentos, conexões e serviços de TI para esta nova transformação digital das companhias.
O modelo adotado é o as a service, ou seja, os dispositivos e softwares são fornecidos pela Ricoh, liberando a área de TI da empresa do investimento e do gerenciamento, podendo se dedicar à inovação e ao desenvolvimento de soluções para o negócio de cada companhia. Neste sentido, é de grande importância para a Ricoh a parceria com a Lenovo, maior fabricante de PCs e notebooks do mundo e detentora de telefones celulares da marca Motorola.
As duas companhias já eram parceiras em vários países de América Latina. No Brasil, no início a parceria será focada em dispositivos (PCs, notebooks, smartphones), work stations e salas de videoconferência totalmente equipadas e prontas para uso.
"Esta é uma parceria que está apenas no início no Brasil, mas que já vem produzindo resultados e nos traz grandes perspectivas de crescimento conjunto. Já estamos trabalhando com equipamentos Lenovo e Motorola nas soluções que estamos oferecendo para empresas como bancos e siderúrgicas. Facilita o fato de termos diversas visões em comum entre Ricoh e Lenovo, como o objetivo de simplificar o desenvolvimento dos espaços de trabalho digitais e uma atuação social e ambiental responsável", diz Giancarlo Ghirotti, CEO da Ricoh no Brasil.
"A Lenovo tem o DNA de trabalhar com parcerias na comercialização de seus produtos para entregar aos clientes soluções adequadas às suas necessidades. A Ricoh já é nossa forte parceira em vários países e tenho certeza de que isso vai acontecer também no Brasil. Vamos trabalhar potencializando o conhecimento, a experiência e base tecnológica de classe global que temos em comum para entregar soluções mais inteligentes aos nossos clientes. Também nos motiva a atuação da Ricoh em ESG, que é muito próxima ao nosso pensamento de sempre favorecer as sociedades onde atuamos", afirma Augusto Rosa, diretor de vendas para canais da Lenovo no Brasil.