A Intersystems foi selecionada para implantar a infraestrutura que permitirá a conexão entre todos os softwares de saúde clínica e de negócios do North Shore-LIJ Health Systems, dos Estados Unidos.
A plataforma Intersystems HealthShare será usada para conectar hospitais, práticas médicas, centros de atendimento ao paciente, call centers e programa de serviços comunitários.
A ideia é implementar novas funcionalidades, como mensagens inteligentes de rotina, alertas proativos, fluxos de trabalho avançados e análises em tempo real que ajudarão a aumentar a qualidade dos tratamentos e da experiência do paciente.
O investimento do North Shore-LIJ nessa iniciativa, avaliado em US$ 25 milhões para os próximos anos, é essencial para atender aos desafios tecnológicos colocados pela Affordable Care Act, assim como a indústria da saúde faz a transição dos serviços pagos para cuidados mais responsáveis e coordenados.
Esses desafios incluem a consolidação de sistemas clínicos e administrativos díspares, integrando departamentos como call centers, e capturando todas as informações clínicas de bancos de dados de alta capacidade, como dispositivos médicos móveis e sistemas de monitoramento domiciliar.
Neste modelo assistencial emergente, interoperabilidade entre diversos sistemas torna-se uma estratégia indispensável.
O HealthShare proporcionará aos fornecedores de saúde, segurança e visão abrangente das informações do paciente durante todo o tratamento, considerando que o sistema de registro eletrônico de saúde do North Shore-LIJ está sendo integrado a 15 hospitais, três enfermarias, 12 departamentos de emergência, cerca de 400 ambulatórios e consultórios médicos, e em consultórios médicos comunitários afiliados ao sistema de saúde.
Além das trocas de informações clínicas, a plataforma HealthShare possibilitará o envio inteligente de alertas, com horário marcado, e de informações críticas para os profissionais em seus fluxos de trabalho preferidos.
Quando uma gestante de alto risco dá entrada na sala de emergência, por exemplo, o sistema automaticamente notifica seu obstetra enquanto informa aos médicos da sala de emergência, de modo instantâneo, o histórico médico completo da paciente.
Como resultado, esses profissionais conseguem trabalhar com informações completas e atualizadas.
A análise em tempo real do HealthShare também identifica falhas no tratamento, como consultas perdidas e prescrições não preenchidas, permitindo o registro das atividades feitas pelo paciente e os detalhes de cada uma delas durante todo o tratamento.
O projeto tem um cronograma agressivo que reflete o ritmo extraordinário da evolução dos cuidados com a saúde. A primeira fase, a ser concluída em seis meses, inclui tecnologias que permitirão ao HealthShare ter o registro completo da saúde do paciente, acessar o visualizador clínico e o prontuário do paciente, automação de identificação e registros.
No primeiro ano serão implementadas funcionalidades avançadas, tais como análise de dados ativos em tempo real e processos de negócios mais complexos, para uso em casos de notificações de retorno de pacientes em menos de 30 dias e de pagamentos efetuados.