O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Minas Gerais realizou no final do mês de julho a primeira "sustentação oral" por videoconferência da região Sudeste. A comunicação por videoconferência tornou-se possível graças ao projeto desenvolvido pela Seal Telecom, empresa especializada na implantação e dimensionamento de sistemas convergentes para comunicação presencial e à distância.
Nos julgamentos de recursos trabalhistas, os envolvidos poderão fazer suas sustentações orais diretamente da cidade de origem dos processos, trazendo grande agilidade e acelerando os trabalhos da Justiça Trabalhista.
A audiência inaugural aconteceu no Fórum do Trabalho em Uberlândia, distante 540 km de Belo Horizonte. Além da realização de sustentações à distância, o recurso possibilitará a comunicação do TRT-MG com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e demais TRT's. Ainda poderão ser realizados por meio do sistema treinamentos envolvendo as equipes das 17 regionais do interior do estado de Minas Gerais.
Para a concepção do projeto, que teve início em fevereiro desse ano, foram utilizados 18 sistemas de videoconferência Sony PCS-G50, que foram instalados em cada uma das 17 unidades regionais e na sede do TRT-MG.. Também foi utilizada para a interligação virtual a plataforma Radvision Scopia, responsável por assegurar a conectividade entre todos os pontos.
- Sustentação à distancia