A tecnologia e a mobilidade urbana no Brasil a partir da pandemia

1

O ecossistema da mobilidade urbana vem atingindo níveis mais elevados de complexidade nos últimos anos. A movimentação de veículos está cada vez mais vinculada à tecnologia, uma vez que ela gera um grande volume de dados que podem ser utilizados de forma eficiente para uma gestão sustentável da mobilidade urbana. A pandemia e a adoção de medidas preventivas, como o isolamento social, alteraram drasticamente os fluxos de movimentação de veículos nas cidades nos últimos meses. Neste sentido, é importante refletir sobre o que devemos esperar da mobilidade urbana no mundo pós-pandemia e como a tecnologia dos sistemas inteligentes de transporte pode ajudar a enfrentar os novos contextos.

Quando os efeitos da COVID-19 chegaram ao país, houve uma drástica diminuição nos deslocamentos e em todos os aspectos negativos relacionados ao transito, como acidentes, engarrafamentos e emissões veiculares. Em Goiânia (GO), por exemplo, segundo dados públicos, quando o isolamento ainda não havia sido flexibilizado em todo o país, houve uma redução de 80% nos deslocamentos gerais da cidade, e como consequência, o número de acidentes fatais no trânsito diminuiu. Em São Paulo (SP), indicadores apontam uma redução de 31% nos casos de acidentes fatais. Em Curitiba (PR), na maioria das ocorrências, os acidentes foram causados por excesso de velocidade em 2020. No início do cenário pandêmico se reduziu também o número de veículos de transporte público circulando nas grandes capitais enquanto houve um aumento do uso de bicicletas.

Estamos diante de um cenário de tecnologia global cada vez mais disruptivo. A população global, por sua vez, exige cidades menos poluídas, mais conectadas, limpas, seguras e com maior qualidade de vida. Cada vez mais, os consumidores conectados nas redes digitais exigem informações precisas e que os ajudem a tomar as melhores decisões. Não é diferente no que tange a administração do tempo de deslocamento. As pessoas querem perder menos tempo em suas viagens. Elas querem ter acesso a novos modos de transporte, novas rotas. De fato, sabemos que os ambientes urbanos apresentam os maiores problemas no que diz respeito à sustentabilidade do transporte. As cidades sofrem mais com o trânsito congestionado, com a má qualidade do ar, com o excesso de ruídos e com a ausência de uma cultura rodoviária adequada.

O mundo pós-pandemia abre uma oportunidade para reconsiderarmos nossas ações. Alguns países estão prevendo um aumento de veículos nas ruas, uma vez que as pessoas que, antes usavam o transporte coletivo, voltariam a optar pelos automóveis. Essa decisão deverá afetar a mobilidade urbana. Teremos mais carros, mais engarrafamentos, e o aumento da emissão de poluentes. Tendências globais, como a revolução digital ou a proteção climática, por outro lado, impulsionam mudanças urgentes para uma mobilidade mais sustentável.  Nesse contexto, as tecnologias de gestão de tráfego desempenharão um papel fundamental, com múltiplas ferramentas à disposição de entidades públicas: desde a gestão de acesso e a implantação de sistemas não tarifários (para limitar o acesso a áreas específicas) e tarifas (para controlar a demanda por áreas urbanas congestionadas), às tecnologias eletrônicas de cobrança e livre circulação,  ou a gestão inteligente do tráfego, com sistemas de semáforos capazes de se adaptar ao tráfego em tempo real e reduzir os níveis de congestionamento.

Atualmente, na maioria das cidades, esses instrumentos e todas as informações geradas por eles continuam a ser gerenciados em núcleos independentes, muitas vezes por diferentes autoridades e agências, sem a comunicação e coordenação necessárias para o uso estratégico desses dados. Se quisermos alcançar um nível de mobilidade segura, sustentável, ágil e saudável, a melhor estratégia é apostar na gestão holística, com políticas de Estado apoiadas pela integração que as novas tecnologias podem oferecer.

O Brasil, pelo seu tamanho, exige ferramentas adequadas para a gestão da mobilidade para atingir o desenvolvimento tecnológico e operacional nas cidades. Já existem sistemas inteligentes que podem coletar dados de tráfego em tempo real e disseminá-los de forma integrada, permitindo que os operadores de cada agência detectem e respondam aos incidentes que lhes correspondam. De igual modo, a informação pode ser compartilhada com os motoristas para que estes possam tomar decisões e usar rotas alternativas. 

No Brasil, algumas cidades começam a dar passos nesse sentido.  Embora tenham sido realizadas algumas melhorias, ainda temos um longo caminho a percorrer. Existem várias soluções inteligentes tanto do ponto de vista operacional quanto em termos de aquisição de recursos para viabilizar estes projetos. O sucesso virá apenas de quem apostar nessa abordagem inclusiva, envolvendo o engajamento da comunidade. A tecnologia para a mobilidade urbana bem-sucedida é aquela que coloca a população no centro. É usar a inteligência artificial a serviço da qualidade de vida. Precisamos de iniciativas tecnológicas e regulatórias com este propósito e que sejam lideradas por governos e por empresas capazes de realizar parcerias ainda mais inovadoras para enfrentarmos os impactos da pandemia na mobilidade.

Fabio Mazaro Júnior, presidente da Kapsch no Brasil.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.