Abinee negocia prorrogação da 'Lei do Bem' com governo

0

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) já negocia com o governo a prorrogação do benefício da isenção dos impostos de PIS e Cofins para as vendas de computadores que esteja de acordo com as configurações do programa Um Computador para Todos.
A medida faz parte da Lei do Bem, que isentou do pagamento de PIS e Cofins os micros de até R$ 2,5 mil, reduzindo os preços dos PCs para o usuário final em 9,25%. Ela vigora até dezembro deste ano.
Segundo o diretor da área de informática da Abinee, Antonio Hugo Valério, a primeira resposta do governo sobre isso foi demorada, mas agora ele diz que a entidade conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e até da presidência da República.
"Falta apenas preparar a Medida Provisória [MP] e passar pela aprovação da Receita Federal", conta Valério. Apesar do encaminhamento das negociações, o executivo ressalta que teme a possibilidade do prazo não ser prorrogado.
De acordo com Valério, em 2004, a indústria produziu 4 milhões de PCs, dos quais apenas 1 milhão foram fabricados legalmente. Após a Lei do Bem, esse número cresceu vertiginosamente e em 2008 foram produzidos 12 milhões de PCs, dos quais 65% de forma legal.
Caso a medida não seja prorrogada, ele diz que o mercado de PCs brasileiro poder sofrer um forte retrocesso em 2010, puxado pelo aumento dos preços, e recuar para os patamares de 2004. "Eu diria que isso pode, inclusive, ocorrer em cerca de três meses. Além de menos vendas e produção de PCs, isso também resultaria em desemprego", comenta Valério.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.