Em busca de um sistema de troca de mensagens instantâneas corporativo que oferecesse maior segurança e produtividade, a TGestiona, empresa do grupo Telefônica especializada em serviços de terceirização de processos de negócios (BPO) e logística, decidiu implantar a solução Microsoft Lync. A companhia investiu R$ 60 mil na aquisição do software, implantado em parceria com a HP, com quem a TGestiona já havia trabalhado na aquisição de outras soluções da Microsoft como o pacote Office e o Exchange, servidor de comunicação colaborativa para e-mails.
Disponível para os 1,6 mil empregados da TGestiona no Brasil – inclusive em seus dispositivos móveis – o Microsoft Lync tornou-se a ferramenta de comunicação unificada oficial da companhia no país. Desde sua implantação, no início deste ano, até este mês, foram contabilizadas 600 mil mensagens trocadas. “Nossos principais objetivos estavam relacionados à maior agilidade e segurança na troca de mensagens internas. Como consequência, conseguimos reduzir custos com o uso de telefone e e-mails”, ressalta Luiz Carlos de Andrade, diretor de TI da TGestiona, sem revelar a quantia economizada.
Usada estritamente para a comunicação entre os funcionários, a solução também permite a possibilidade de incluir contatos externos, com restrições. Segundo Andrade, neste caso, os gestores da companhia precisam autorizar a inclusão dos contatos, que devem ter relação direta com a empresa e o trabalho.
Atuando no Brasil desde 2001, com unidades espalhadas por São Paulo, região Sul e no Nordeste, a TGestiona, cuja matriz fica na Espanha, possui também subsidiárias em outros países da América Latina como Argentina, Chile, Colômbia e Peru.