99 recebe certificado de segurança da ABNT

0
26

O app de transporte 99 recebeu nesta semana uma certificação de segurança conferida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e se tornou a primeira e única empresa do setor a receber esse tipo de reconhecimento. A 99 é uma empresa de mobilidade urbana que integra a Didi Chuxing, maior empresa global de transporte por aplicativo.

O processo de auditoria e desenvolvimento da certificação pela ABNT é resultado de três meses de trabalho de verificação. A associação atestou que a 99 realiza de maneira adequada o mapeamento de riscos e prevenção contra possíveis ocorrências, além de usar tecnologia avançada para oferecer mais segurança para motoristas e passageiros. Ao todo, 22 direcionamentos de proteção da plataforma foram auditados.

Outros aspectos avaliados estão relacionados às ferramentas de proteção para antes, durante e depois das viagens. O uso de inteligência artificial para prever crimes, zonas de risco, cursos presenciais e online, cadastro de motoristas e o atendimento especializado para situações emergenciais foram alguns dos itens verificados. Todos eles são públicos e podem ser consultados no site da ABNT.

Segundo Thiago Hipólito, Diretor de Segurança da 99, o selo dará ainda mais visibilidade ao que a plataforma faz pela segurança dos passageiros e motoristas. "Essa iniciativa ajuda a ampliar a relação de confiança que a 99 tem com seus usuários. A ABNT é uma organização respeitada e verificou nossos processos de maneira muito transparente", diz Hipólito. "Para nós, a segurança é um trabalho contínuo e, por isso, continuaremos buscando oportunidades para melhorar nossos processos sempre".

Certificação inédita

Essa é uma iniciativa pioneira no país, liderado pela 99, para dar mais visibilidade aos processos de tecnologia e inovação relacionados à segurança do app antes, durante e depois das corridas. Para conferir o selo à plataforma, a associação se baseou em requisitos de três normas técnicas da Organização Internacional de Normalização, a ISO, na sigla em inglês. Esses documentos tratam de gestão da qualidade, desempenho de infraestrutura de comunidade inteligente e diretrizes de melhores práticas para o transporte. Ou seja, a ABNT considerou referências sólidas desses mercados para a verificação de todos os processos da empresa.

O selo pode ser obtido por qualquer outra empresa do setor de transporte por aplicativo que se adeque às especificações exigidas. Isso significa que, além da 99, outras plataformas de transporte por aplicativo podem ser verificadas pela associação, caso desejem. A expectativa é de criar um ecossistema entre as empresas para que o nível de proteção aos usuários seja elevado, aumentando a segurança de todo o setor.

Deixe seu comentário