O conceito de casa inteligente ou casa conectada vai saltar dos atuais 7,4 bilhões para 13,5 bilhões de dispositivos instalados até 2025. Esta é a conclusão do mais recente estudo da Juniper Research, segundo o qual os dispositivos de entretenimento vão dominar o cenário com mais de US$ 230 bilhões em 2025. Os recursos de assistente de voz são uma forma cada vez mais comum de controlar dispositivos de entretenimento digital, de alto-falantes inteligentes a TVs e consoles de jogos.
Mais de 90% (94%) dos dispositivos em uso virão de compras individuais, com menos de 50 milhões de residências em todo o mundo tendo uma assinatura de casa inteligente em 2025.
Com o nome Dispositivos domésticos inteligentes: modelos de negócios, tendências de mercado e previsões para 2020-2025, o relatório observa que o mercado de medição inteligente crescerá lentamente, a uma taxa média de 2% ao ano em todo o mundo, em comparação com 12% para os dispositivos de entretenimento doméstico inteligente. A Juniper Research observa que os medidores inteligentes exigem suporte contínuo das agências reguladoras para avançar muito, especialmente fora da Europa.
Funcionalidade ainda supera a tecnologia
Apesar de crescer para 3,9 bilhões dispositivos ativos em uso em 2025, a pesquisa observa que a automação residencial inteligente só será usada por 11% das residências em todo o mundo em 2025. Estes dispositivos, principalmente lâmpadas e fechaduras, não são aqueles que os consumidores precisarão substituir de forma regular.
"O valor neste segmento está no aumento da base, o incentivo ao uso em todas as casas, levando a um alto nível de valor para cada adotante", observou o coautor de pesquisa James Moar. "Fora do entretenimento, a adoção virá mais dos fornecedores, tornando-os a opção padrão, em vez da tecnologia que incentiva a substituição de dispositivos utilitários", destaca o estudo.