Até o fim da tarde desta sexta-feira, 24, 909 consumidores procuraram o Procon-SP para reclamar de problemas nas compras ou contratações durante a Black Friday. A maior parte das queixas foi quanto a não entrega ou demora na entrega, um total de 335 (37%).
Os outros dos principais problemas relatados foram: maquiagem de desconto (131 reclamações); mudança de preço ao finalizar a compra (117); pedido cancelado após finalização da compra (104); produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado (79).
Nas redes sociais, o Procon-SP recebeu um total de 223 consultas e orientações sobre o tema.
Reclamações: 909
Empresas mais reclamadas – % Reclamações
MAGAZINE LUIZA 71 7,81%
MERCADO LIVRE 37 4,07%
VIA / CASAS BAHIA / PONTOFRIO / EXTRA.COM.BR 34 3,74%
AMAZON SERVIÇOS DE VAREJO DO BRASIL LTDA. 26 2,86%
CLARO / NET / EMBRATEL / NEXTEL (AMÉRICA MÓVIL) 26 2,86%
Principais Problemas – Qtde. Atendimentos
Não entrega/demora na entrega 335 36,85%
Maquiagem de desconto 131 14,41%
Mudança de preço ao finalizar a compra 117 12,87%
Pedido cancelado após finalização da compra 104 11,44%
Produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado 79 8,69%
(Redes Sociais (consultas e orientações): 223
TOTAL: 1132