Um número expressivo de empresas se esforça para implementar uma estratégia digital efetiva para transformar o modo como tocam seus negócios, à medida que as tecnologias têm mudado o mundo e os mercados. Cerca de 40% dos mais de 3.500 executivos de negócios que participaram do estudo "MIT Sloan Management Review – Alcançando a maturidade digital: adaptando sua empresa a um mundo em mudança", realizado em parceria com a Deloitte Digital, aponta que melhorar a estratégia digital e as atividades de inovação é o que as empresas precisam para se diferenciarem e progredirem no sentido da maturidade digital.
"Para competir em um mundo tecnológico e totalmente conectado é fundamental fortalecer as capacidades digitais da empresa. Faz-se necessário repensar praticamente todos os aspectos do negócio para conseguir acompanhar a mudança de comportamento dos clientes no longo prazo. Sem isso, não há futuro", diz Fábio Pereira, sócio da área de Consultoria Empresarial da Deloitte.
Por outro lado, percebe-se que 80% das companhias digitalmente maduras demonstram ter uma estratégia digital clara e coerente, enquanto apenas 19% das empresas que se encontram nos estágios iniciais de maturidade tecnológica dispõem desse mesmo tipo de estratégia.
Com base na pesquisa global feita com executivos, gerentes e analistas de organizações de todo o mundo (dos quais 4% são do Brasil, terceiro país com maior número de participantes, atrás de Estados Unidos, com 32%, e da Índia, com 6%), o estudo também descobriu que as empresas digitalmente maduras mais bem-sucedidas estão se tornando "ímãs atrativos de talentos".