As operações da Stefanini IT Solutions, uma das principais empresas brasileiras de consultoria em TI, na Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela, vêm apresentando um crescimento consistente. Em 2007, a expansão foi de 120%. Os bons resultados vêem da ampliação da base de clientes locais e globais, conquista de novos clientes, desenvolvimento de soluções personalizadas (fábricas de software) e aliança com empresas estratégicas.
No Peru, por exemplo, três dos cinco maiores bancos do país são clientes da Stefanini, principalmente na área de desenvolvimento de fábricas de software. Na Argentina, a ampliação da base de clientes para outros segmentos da economia como indústria automobilística, telecomunicações e serviços foi fator determinante para o bom resultado na região. ?Na Argentina nossa operação dobrou e cresceu 100%. Este resultado foi impulsionado não apenas pela ampliação da base de clientes, como também por novos e importantes contratos?, revela Mariano Adsuara, diretor regional para América do Sul da Stefanini.
Outra filial que apresentou um crescimento bastante significativo foi a chilena. O boom da Stefanini no país se deu principalmente pela mudança de atuação dos serviços em TI. Além da atuação em serviços de infra-estrutura, a companhia é um dos lideres em implementação e suporte do ERP. ?O forte conhecimento da Stefanini em soluções de ERP auxiliou nosso crescimento na região. O escritório no Chile cresceu três vezes. De todas as filiais na América do Sul, a chilena foi a que mais cresceu?, diz Adsuara.
Depois dos Estados Unidos, México e Inglaterra, a América do Sul é a região que vem apresentando a maior taxa de expansão dentro da Stefanini. ?Atualmente, cerca de 300 profissionais atuam na região, e nos próximos dois anos queremos triplicar as operações na região?, informa Marco Stefanini, presidente da empresa, completando que este ano o principal desafio é continuar ampliando a oferta de serviços, consolidando a marca da empresa em toda a América Latina, além de dobrar a meta estipulada. ?Nossa meta é estar entre as três maiores empresas de serviços de TI de cada país.?
Outra novidade da Stefanini na América Latina é a consolidação das fábricas de software no Peru e México. Ambas as operações fazem parte da estratégia internacional da companhia de tornar a América Latina o hub da oferta de serviços para todos os clientes da empresa, desde Brasil, EUA, Europa e Ásia. ?O aumento da demanda por soluções customizadas, encomendadas principalmente pelas instituições financeiras tanto no Brasil, quanto nos EUA, Europa e América Latina, proporcionou ganho de escala nas localidades mais próximas do continente?, explica Silvio Passos, vice-presidente de Serviços da Stefanini.