Quanto tempo dura o minuto?

0

Já reparou como os dias passam cada vez mais rapidamente? Com tanto compromissos na vida profissional e pessoal, nossa noção temporal foi alterada. E como já dizia o poeta Cazuza: o tempo não pára!

Nos pequenos, médios e grandes contact centers, não é diferente. Cada minuto a mais em uma operação pode custar caro. Segundo um levantamento realizado pela empresa de análise Contact Babel, a maioria dos contact centers demora de 60 a 90 segundos para fazer o KBA (knowledge-based authentication). Ou seja, realizar a verificação de identidade de um cliente.

Utilizando a tecnologia, esse primeiro passo consegue ser drasticamente reduzido por meio do ASR (Automatic Speech Recognition). Mais conhecido como "URA com Reconhecimento de Voz", ele tem a funcionalidade de reconhecer as palavras ditas pelo cliente em ligação, agilizando a negociação e reduzindo o encaminhamento de chamadas para os agentes.

Nos Estados Unidos, isso não é novidade. Ainda segundo o mesmo estudo, 88% das ligações não são "zeradas". Em outras palavras, o cliente aceita a interação com o menu eletrônico, rejeitando a possibilidade de direcionamento ao auxílio humano. O número é considerável e merece uma atenção especial. Por isso, 85% dos contact centers americanos já trabalham com a URA simples e 24% com o ASR.

Existem diversas maneiras de otimizar o serviço de atendimento ao cliente; o ASR é apenas uma delas. Investir em tecnologia traz diversos benefícios, desde a redução de custos até o aumento da produtividade. Nossa noção de tempo, mais uma vez, é modificada. Por isso, quando questionado sobre a resposta do título deste artigo, eu sempre respondo: "Depende! Você tem ou não tem ASR?"

Fernando Lujan, diretor de TI da Total IP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.