A HDI Seguros iniciou, em 2004, a parceria com a Tecmach – especializada em soluções de gestão de documentos e impressão – e com a fabricante Lexmark, para terceirização do seu ambiente de impressão. O contrato foi renovado em 2010 e, segundo o superintendente administrativo e de recursos humanos da HDI, Ricardo Toledo Martins, a renovação foi motivada pelo conhecimento da empresa, abrangência no atendimento e soluções que atenderam sob medida as necessidades da seguradora.
O acordo incluiu 110 impressoras Lexmark, modelo X656 e, segundo o executivo, o principal objetivo da renovação do contrato, com duração de 48 meses, no que se refere à infraestrutura e processos de TI, foi a parametrização de controles no ambiente de impressão da HDI Seguros, obtida por meio da implantação em 80 locais de soluções para impressão de apólices e implementação da ferramenta LDSS e GED.
A HDI imprime cerca de 600 mil páginas por mês e, antes da chegada da Tecmach e Lexmark, enfrentava problemas com equipamentos, atendimento e tempo de solução. Para implantação do projeto de outsourcing de impressão, as empresas superaram desafios como parque descentralizado. "Existe um relacionamento sério e profissional entre as partes que mantém a nossa parceria", destaca Martins. Ele explica, ainda, que a HDI Seguros escolhe seus parceiros com base nos seguintes requisitos: idoneidade, ética, tempo de mercado, referências de clientes, atendimento aos quesitos de documentação exigida pela área de compliance, e homologação pela área de TI.
Sobre a renovação do contrato, o diretor comercial e de marketing da Tecmah, Ricardo Collazo, explica: "a proposta foi trabalhar forte o conceito de infraestrutura digital. Todos os equipamentos do projeto são multifuncionais, o que permitirá que a HDI utilize as melhores práticas de troca de informação sem a necessidade de impressão".
- Outsourcing de impressão