O Grupo Leauto – uma das principais redes de concessionárias de veículo do estado do Rio de Janeiro, com 11 lojas – resolveu melhorar sua produtividade relacionada aos atendimentos on-line e off-line. Para isso, contratou a solução de CRM e de gestão de clientes da Syonet, e também a agência de marketing digital Lead Force.
Em novembro do ano passado, a Leauto - que atua com as marcas Renault, Nissan, Hyundai, Fiat e Jeep – utilizava uma solução para a gestão do relacionamento com o cliente ques tinha problemas de instabilidade do sistema, lentidão, dificuldade de integração entre as lojas, inconsistência nas campanhas e demora no atendimento do suporte técnico, entre outros.
"Enfim acabamos com o preenchimento de planilhas, que era um trabalho braçal, e não tivemos mais problemas com a integração de dados. Passamos a contar com a estabilidade, melhoramos a produtividade dos colaboradores e a segurança do sistema de CRM na hora da campanha", explica o coordenador de Marketing & CRM do grupo Leauto, Rodrigo Leta, se referindo também às ações eficientes de marketing digital da Lead Force.
Agência Digital
Após a contratação do CRM Syonet veio a da Lead Force, "Precisávamos melhorar os sites das marcas. A aplicação de agendamento de serviços web que não era responsiva, e melhorar a presença digital, que estava a desejar. Tínhamos uma agência, mas preferimos optar por um único fornecedor e ter tudo no grupo Syonet", conta o responsável pelo Marketing Digital do grupo Leauto, Guilherme Martins.
Foram criados em menos de dois meses, os cinco sites com layouts responsivos – um para cada montadora. E foi nesse momento que criaram uma base única de seminovos, que agora facilita a busca em qualquer um dos sites.
A eficiência no marketing digital oferecida pelas duas juntas é estratégica: de acordo com a Leauto, hoje são feitos 2 mil agendamentos mensais para oficina pelo contato telefônico. "Nossa meta, nesse primeiro momento, com o trabalho da Syonet com a Lead Force é que 20% do total de agendamentos seja feito de forma on-line e que isso nos permita ganhar em produtividade focando a nossa equipe de atendimento em outras ações", conclui Rodrigo.
"Nosso desafio foi criar um site para cada marca do grupo Leauto seguindo a risca o guideline de cada marca (montadora), porém com uma identidade única entre os sites, ou seja, sem perder o foco nas marcas e seus respectivos produtos e ao mesmo tempo fortalecendo o grupo como um todo. Outro diferencial foi publicar o estoque de seminovos de todo o grupo em todos os sites da empresa", comenta o diretor da Lead Force e Syonet, Isac Campos.
Próximos passos
Já na Central de Atendimento do grupo, no qual fazem parte 6 profissionais, a proposta é focar nos agendamentos da oficina para veículos de 4ª revisão em diante. Além disso, já estão prevendo a publicação de um portal único e funcional de todo o grupo para garantir agilidade e qualidade no contato direto com o cliente.