Por que as empresas brasileiras não conseguem realizar sua transformação digital?

1

Temas como Robotização de Processos, Inteligência Artificial, Business Intelligence, entre outros, já são falados em diversas partes do mundo, mas na prática a maioria das empresas ainda funciona de forma analógica por dentro, mesmo com o discurso digital para fora. De acordo com pesquisa realizada pela Vanson Bourne, apenas 6% das empresas no Brasil têm tecnologia enraizada no negócio, 37% estão analisando e testando ferramentas e 2% nem sequer têm um plano de transformação digital.

O principal entrave está na implantação das soluções: como aliar as boas práticas de mercado às limitações específicas de cada empresa e cada setor? Para solucionar a questão é preciso ter senso exequibilidade. Além de avaliar o modelo de negócio de cada organização e realidade técnica vigente, até mesmo a cultura organizacional precisa ser levada em conta no momento de escolher uma tecnologia que tenha potencial de transformação e implantá-la.

Observar o timing da equipe, corrigir os gaps internos que os fornecedores de TI muitas vezes nem conhecem, entre outros pontos, são essenciais para que a implantação seja um sucesso. Porém, é muito difícil a própria empresa ou mesmo uma consultoria conseguir ter um olhar tão amplo, que conheça tanto a capacidade de entrega dos fornecedores quanto a engrenagem cotidiana das empresas.

É por esse motivo que as organizações ainda resistem tanto, ou simplesmente não conseguiram realizar sua transformação digital. Implantar a robotização de processos e a transformação digital de uma empresa é, antes de tudo, provocar uma transformação na cultura corporativa: altera o conceito de agilidade, o grau de aceitação a risco, a vontade de inovar e experimentar o novo.

Por isso, é muito importante – além de conhecer as melhores práticas de mercado – entender a fundo o perfil de cada empresa para realizar uma transição de sucesso. Outro ponto importante neste processo é conhecer o mercado brasileiro de TI, seu grau de maturidade e a capacidade real de entrega das empresas que atuam no país, pois isso vai orientar as decisões estratégicas durante o processo de transformação digital.

Carlos Eduardo Carvalho, sócio fundador da Bridge Consulting.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário para Guia sobre atendimento online: o que é, sua importância e como fazer Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.