A Brasil Telecom acaba de disponibilizar ao mercado uma solução denominada MultiConferências que, entre outras aplicações, permite que o interrogatório de presos seja realizado por meio de videoconferência no estabelecimento penal. A ferramenta pode ser utilizada também em reuniões de negócios, treinamentos a distância, palestras e eventos.
O gerente de produtos da Brasil Telecom, Ildeu Borges, explica que a solução possui as funcionalidades de vídeo, áudio e webconferência, e permite ao cliente usufruir os benefícios das mais avançadas tecnologias sem ter que investir em equipamentos ou em estrutura de operação e manutenção. ?A ferramenta é gerenciada pelo próprio usuário, a partir de um portal web, ou por uma equipe especializada da Brasil Telecom. Dessa forma, ele poderá agendar e operar suas conferências de uma maneira simples e segura?, afirma.
Segundo o executivo, existem várias formas de contratação do serviço MultiConferências. O cliente pode pagar somente pelo tempo de uso do serviço ou contratar planos com franquias pré-determinadas, alugando ou não os equipamentos da própria Brasil Telecom.
Borges diz que a ferramenta poderá também auxiliar a Justiça. Com a aprovação do projeto PLS 150/06, os interrogatórios de presos poderão ser realizados por meio de videoconferência ou diretamente no estabelecimento penal. Cálculos da Fenapef (Federação Nacional de Policiais Federais) revelam que o custo para ouvir durante duas horas testemunhas de acusação de processos, por exemplo, da Justiça Federal do Rio de Janeiro, chegam a R$ 50 mil para os cofres públicos.