A Avaya e a Post-Quantum, especialista em identidade e segurança cibernética, anunciam colaboração mútua das empresas em serviços de Identity-as-a-Service (IDaaS) com o intuito de transformar e melhorar a segurança de dados em contact centers. A IDaaS inicialmente será oferecida como serviço de identidade e autenticação do Avaya Mobile Experience.
A plataforma de identificação como serviço usa tecnologias emergentes para reduzir o risco de fraude de identidade, que custou aos consumidores, segundo estudo da Javelin Strategy & Research, cerca de US$ 16 bilhões em 2016. A ameaça para contact centers é dupla: eles são alvo para quem deseja extrair dados pessoais que podem ser explorados em outros lugares e estão sujeitos a tentativas fraudulentas de acesso à conta.
A colaboração entre a Avaya e a Post-Quantum foca na criação de um sistema de identidade soberano, pelo qual os indivíduos mantêm o controle direto de seus próprios atributos e credenciais de identidade. A IDaaS mobile-first incorpora a biometria líder do setor para autenticar usuários de dispositivos móveis. Ela desbloqueia dados confidenciais e usa blockchain para permitir que os contact centers autentiquem a identidade e os dados do cliente.
Uma vez que a segurança dos dados é essencial para esta colaboração, todas as informações no sistema serão protegidas por criptografia quantum-resistant para garantir o mais alto nível de segurança cibernética. Os dados sensíveis são armazenados em um cofre protegido por tokenização completa e criptografia que pode suportar ataques de computadores quânticos, garantindo dados armazenados hoje contra futuras ameaças. Este cofre só pode ser acessado quando várias partes dão sua aprovação, impedindo o acesso não autorizado pela equipe do data center.
O produto também usa a tecnologia blockchain para registrar as interações do contact center, aumentando a transparência e a auditabilidade. Desta forma, por exemplo, diferentes partes podem autenticar completamente uma chamada de forma consistente e altamente confiável. Para o contact center, isso pode potencialmente reduzir o tempo de conversação do agente em até 45 segundos. Também pode eliminar um considerável atrito com o usuário e resultar em uma melhor experiência do cliente.