Um novo estudo da Juniper Research descobriu que o número de usuários de mensagens instantâneas irá atingir 4,3 bilhões em 2020, passando de 3,9 bilhões em 2019. Este é um crescimento de 9% ano-a-ano, em grande parte motivada por uma crescente necessidade de comunicação remota durante a crise do COVID-19.
A nova pesquisa, "Mobile Messaging: Estratégias do Operador e Oportunidades de Fornecedores 2020-2024", identificou serviços de pagamento integrados em aplicativos de mensagens instantâneas como a chave para continuar esse crescimento além do fim da pandemia. Ele prevê que os desenvolvedores de aplicativos de mensagens instantâneas se associem a gateways de pagamento para oferecer recursos de pagamento em aplicativos e aumentar a proposta de valor geral.
Serviços integrados de pagamento
A pesquisa antecipou que as parcerias com os varejistas serão cruciais para o crescimento de um ecossistema de pagamentos por mensagens instantâneas. A adição de recursos de pagamento no aplicativo permitirá que os varejistas estendam suas estratégias omnichannel no espaço de mensagens.
A pesquisa prevê que os varejistas capitalizem a base de usuários estabelecida de aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp, Facebook Messenger e WeChat, como um canal de varejo adicional. Os varejistas fornecerão serviços além de simples alertas de mensagens, como autenticação e processamento de pagamentos.
Baixa penetração do RCS
O relatório prevê que o número de smartphones habilitados para RCS aumentará 45% de 2019 a 2020, com mais de 740 milhões de smartphones usando serviços RCS até o final de 2020. No entanto, apesar desse crescimento, ele alertou que os smartphones habilitados para RCS seriam apenas 16% dos smartphones em todo o mundo em 2020. O RCS é um padrão de mensagem móvel de última geração suportado por operadoras de rede móvel que oferece suporte a conteúdo rico em mídia e serviços de pagamento.
Dado que a pesquisa estimou que 84% dos smartphones usarão aplicativos móveis de mensagens instantâneas em 2020, argumentou que as partes interessadas não podem esperar que o RCS atinja altos níveis de saturação para se envolver com pagamentos. A pesquisa, portanto, recomendou que os fornecedores aproveitassem esse enorme mercado endereçável como uma prioridade imediata.