O Darwin Starter, um dos primeiros programas catarinenses de aceleração de startups, acaba de abrir processo de seleção para mais um ciclo de investimentos. Criada em 2015, em Florianópolis (SC), a aceleradora contará nesta edição com quatro parceiros corporativos: Cetip, CNseg Par, Neoway e RTM. As companhias, além de investirem financeiramente, contribuirão com mentorias, networking e experiência de mercado para acelerar o crescimento das startups participantes.
As inscrições estarão abertas até 18 de setembro e podem ser feitas pelo site www.darwinstarter.com.br. A expectativa é selecionar entre 10 e 15 empresas, de qualquer estado, que já estejam obrigatoriamente formalizadas e ativas na pessoa jurídica. Os selecionados receberão investimento inicial de R$ 170 mil em troca de participação minoritária de 12%. Os negócios que apresentarem boa performance ao longo da aceleração de seis meses poderão receber mais aportes do grupo.
Os principais critérios que serão avaliados no processo de seleção serão o negócio (produto ou serviço) da startup, a qualificação e complementariedade da equipe da startup e o tamanho do mercado alvo, além da maturidade do projeto.
Além do aporte financeiro e do acompanhamento dos parceiros corporativos, as empresas contarão com assessoria jurídica e contábil, acompanhamento psicológico dos empreendedores, ciclos de capacitação e ferramentas para apoiar o desenvolvimento da startup. Estes benefícios oferecidos por parceiros, utilizados em conjunto durante os seis meses de aceleração, podem alcançar R$ 500 mil em serviços.
Neste ciclo de aceleração o Darwin Starter dará prioridade a empresas que tenham tecnologias e inovações alinhadas com os segmentos de Seguros, Big Data, Fintech, TI e Telecom, áreas de atuação dos parceiros corporativos do programa. "Este é justamente o grande diferencial da edição de 2016. Acreditamos que a participação ativa destas companhias, referências nacionais nos seus segmentos, permitirão uma aceleração ainda mais efetiva das startups participantes, sobretudo para acesso ao mercado e mentorias de especialistas e executivos", destaca o coordenador do programa, Marcos Mueller.
Além disso a aceleradora, que já tem uma unidade no Sapiens Parque, ao Norte de Florianópolis, passa a operar também dentro do Centro de Inovação ACATE Primavera, um dos principais espaços do setor tecnológico da capital catarinense. Todas as empresas precisarão, necessariamente, participar presencialmente da aceleração, na Capital.
Ciclo de 2015
Lançado ano passado pela Cventures, o Darwin Starter acelerou, com apoio do Sebrae-SC e de um grupo de investidores anjo, dez startups de diferentes segmentos de atuação, como plataformas e aplicativos para vendas diretas, inside sales, publicidade digital, fabricante de drones, gestão de estacionamentos, biotecnologia, entre outros. Após o programa, 40% das startups selecionadas receberam novos investimentos.