Profissional da área comercial desenvolve CRM próprio para empresa de logística

0
5

Cada empresa tem necessidades específicas na sua rotina, que nem sempre são resolvidas com as plataformas e softwares disponíveis no mercado. No caso da Pluscargo Brasil – braço logístico do Grupo Ras, empresa uruguaia especializada em logística e presente em nove países – a área comercial precisava de um CRM que, além de gerenciar cadastro de clientes, histórico de processos e oportunidades de negócio, pudesse também enviar de forma padronizada os orçamentos para os clientes e disponibilizar aos gestores uma plataforma de análise da performance de cada usuário.

Por não encontrar uma ferramenta considera ideal, a empresa optou por desenvolver seu próprio CRM. O escolhido para desenvolver a solução, Felipe Angusti, trabalha há três anos na área comercial da Pluscargo Brasil e é graduado em Relações Internacionais com especialização em Transporte Marítimo e Logística. A empresa contratou os serviços do consultor em tecnologia Marcus Costa e, juntos, começaram a pesquisa, desenvolvimento e implementação do novo sistema, batizado de e-PLUS.

"A criação do e-PLUS levou cerca de 10 meses para ficar totalmente pronto. Não foi tão rápido, porque grande parte do trabalho era entender a necessidade do nosso cliente interno para depois partir para o desenvolvimento em si", explica Felipe. Após quatro meses de trabalho já existia uma versão trial da solução. Depois de um mês de teste final, a ferramenta passou a fazer parte da rotina de trabalho de 70 profissionais da Pluscargo, entre vendedores, inside sales e gerentes da área comercial.

"Não sou da área de tecnologia, mas aceitei a demanda e tive muita facilidade para fazer o desenvolvimento em GeneXus. Nunca havia utilizado uma ferramenta antes mas, com o auxílio do consultor Marcus Costa, tive muita facilidade para criar uma solução totalmente pensada nas necessidades da nossa empresa. O GeneXus ajudou muito."

Já estão sendo desenvolvidas novas interfaces e recursos para o CRM e-PLUS que, por enquanto, funciona apenas na versão web. "Nosso próximo passo é transformá-lo em mobile e desenvolvermos também soluções próprias para a área operacional e financeira. Dessa maneira, a Pluscargo vai poder trabalhar apenas com as soluções que desenvolvemos exclusivamente para a empresa."

Pluscargo

A Pluscargo iniciou suas atividades no Brasil em 1997 e desde então realiza ações precisas na área de logística no cenário internacional, sendo considerada líder de mercado em sua área de atuação. É uma empresa do Grupo Ras, cuja matriz foi fundada em 1991, no Uruguai . O grupo é pioneiro na administração de sistemas logísticos de distribuição no Comércio Internacional, e detentor do maior armazém portuário privado coberto do porto de Montevidéu e da América do Sul, contando com mais de 1000 colaboradores em todo o mundo.

Dispõe de mais de 50 escritórios próprios em 9 países das Américas: Uruguai, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, México, Paraguai e Peru . Atua nos 5 continentes através de uma rede mundial de agentes, o que possibilita um atendimento personalizado, sem perder o padrão de qualidade em todas as etapas da logística internacional.

Deixe seu comentário