A MRV obteve reduções significativas em seus gastos recorrentes com serviços de telecomunicações. Com o apoio da VIA\W, consultoria especializada em Telecom, a construtora reduziu em 52% as despesas mensais com esses serviços, obtendo uma economia de mais de R$ 4 milhões anuais.
"O projeto da VIA\W, realizado antes do período da pandemia, nos possibilitou reduzir drasticamente os gastos mensais com telecomunicações, totalmente em linha com as nossas metas orçamentárias, e trouxe melhorias na qualidade dos serviços e dos contratos, com baixo impacto operacional", afirma Alan Tadeu da Silva, diretor da MRV.
Presente em 160 cidades brasileiras, distribuídas por 22 estados e o Distrito Federal, a MRV utiliza uma complexa infraestrutura de comunicação. Para a realização do diagnóstico inicial, a participação das equipes internas da construtora, incluindo as áreas de TI e jurídica, foram de extrema importância, ao proporcionar acesso a todas as informações necessárias.
Segundo Nelson Reis, sócio e CEO da VIA\W, o levantamento realizado pelos especialistas da consultoria apontou a existência de 114 provedores de serviços de voz e de dados, a necessidade de reforçar a segurança em determinados sites e revelou, inclusive, a existência de serviços diferenciados dentro de um mesmo contrato, o que poderia gerar dificuldades em uma eventual rescisão parcial ou renegociação contratual.
Além de reduzir pela metade os gastos mensais com serviços de telecomunicações, o projeto na MRV aumentou a velocidade de transmissão de dados entre as localidades atendidas – até cinco vezes mais nos sites considerados críticos -; concentrou os links em sete principais fornecedores, para uma gestão simplificada dos contratos, e instalou uma rede de dados baseada em software (SD-WAN), com revisão no firewall, para mais segurança.