Em meio a crise pela qual atravessa, a BlackBerry busca formas de alavancar uma das suas poucas áreas que ainda apresentam crescimento — o seu serviço de mensagens móveis instantâneas BlackBerry Messenger (BBM). A companhia anunciou nesta terça-feira, 26, o lançamento do BBM Channels, nova plataforma de interação social do BBM para conectar usuários a empresas, marcas, celebridades e grupos de sua preferência, semelhante ao Twitter.
Segundo informa o The Wall Street Journal, a princípio a rede social estará disponível apenas para usuários do BlackBerry e, nos próximos meses, para dispositivos com os sistemas operacionais iOS, da Apple, e Android, do Google, os quais já têm o BBM disponível desde outubro. Em breve, a empresa pretende disponibilizar a nova plataforma para smartphones de demais fabricantes em todo o mundo.
Executivos da BlackBerry apostam no BBM Channels como a chave para a geração de receitas a partir do serviço de mensagens BBM , que é gratuito e não tem anúncios. De acordo com a fabricante, o BlackBerry Messenger possui hoje mais de 80 milhões de usuários ativos mensais.