Cerca de 85% das televisões de tela plana produzidas em 2016 serão conectadas à internet. A produção mundial das chamadas TVs inteligentes, ou Smart TVs, saltará de 69 milhões unidades em 2012 para 198 milhões em 2016. Em 2013, o volume de Smart TVs deve alcançar 108 milhões de unidades. Os dados são da empresa de pesquisa e consultoria Gartner.
Para o Gartner, uma típica Smart TV é aquela que tem capacidade de pesquisar na Internet conteúdos de vídeo e executá-los. O aparelho pode ou não incluir um navegador, mas tem a funcionalidade de adicionar aplicativos a partir de uma loja virtual da própria fabricante ou de terceiros.
As funcionalidades da TV inteligente podem incluir capacidade interativa com transmissões de TV ao vivo e opções de conectividade para dispositivos como smartphones, tablets ou computadores. O aparelho recebe transmissões de TV tradicionais por vias terrestres ou satélite, cabo ou via internet Protocol TV (IPTV).
O instituto de pesquisa destaca que as TVs inteligentes de hoje já acessam conteúdo de vídeo na Web (via YouTube, Netflix, Hulu e outros sites) e executam algumas aplicações comumente encontrados em dispositivos como smartphones ou tablets.
Paul O'Donovan, analista de pesquisas do Gartner, diz que a manutenção das vendas e aumento de participação das fabricantes em tempos de crise econômica e redução da demanda depende de funcionalidades extra oferecidas pelas Smart TVs, considerando que os preços já são competitivos e todas as outras variáveis são similares entre as marcas.
"No final, a escolha dependerá do conteúdo extra que uma marca de TV oferece a mais. Os consumidores farãoperguntas como Quais serviços de TV na internet a marca acessa? Esses sites são os que quero acerssar? Posso usar meu smartphone ou tablet com esta TV? " , ilustra Donovan.
(fonte imagem: Samsung)