O desafio do TikTok para fazer frente ao Instagram

0

O TikTok emergiu como a plataforma para assistir em 2020. Lançado em setembro de 2017, o app atingiu recentemente um bilhão de downloads e possui mais de 500 milhões de usuários ativos mensais. O TikTok é especialmente relevante para marcas ansiosas por engajar usuários mais jovens. Segundo dados da App Annie, cerca de 66% de seus usuários têm menos de 30 anos. Por fim, o grande alcance orgânico da plataforma também é gratuito, ao contrário de outras plataformas de mídia social nas quais o alcance só pode ser atingido com um caro conteúdo pago. Mas a era de ouro do TikTok irá durar? O que o TikTok precisa considerar se quiser ser mais do que um flash na história?

Primeiro, o TikTok já oferece às marcas várias maneiras de alcançar e envolver seu público na plataforma. Por exemplo, desafios de hashtag, que provaram ser uma tática vencedora para solicitar conteúdo gerado pelo usuário e promover um envolvimento autêntico no TikTok. A chave para as marcas é fornecer uma proposta que seja aberta o suficiente para incentivar a criatividade e, ao mesmo tempo, específica o suficiente para reforçar a marca. Os influenciadores são outra ferramenta poderosa no TikTok. A chave para o marketing bem-sucedido na plataforma é selecionar os influenciadores certos para sua marca e as diferentes personalidades de seu público.

Os influenciadores também podem ser usados em combinação com desafios de hashtag para aumentar seu poder e alcance. Por fim, o TikTok oferece vários formatos de anúncio, como anúncios nativos no feed e aquisições de marca. A receita para o sucesso dos anúncios é novamente mantê-los divertidos e envolventes. Portanto, sabemos que a plataforma tem um público grande e crescente. Mas faz sentido que as marcas invistam no TikTok?

Enquanto assistimos a mais e mais marcas testando anúncios no TikTok, muitas ainda estão se perguntando: se eu sei que posso alcançar meu público da Geração Z no Instagram, por que gastaria no TikTok? No TikTok, os anúncios começam em US? 10 por CPM (custo por mil impressões) para um anúncio. Além disso, você precisa gastar no mínimo US$ 500 por campanha. Esse é um preço alto, especialmente quando comparado ao preço médio do Instagram, que é pouco menos de US 8 por CPM, de acordo com a Ad Stage, empresa de análise de marketing. Além disso, o TikTok ainda não oferece os mesmos recursos sofisticados de segmentação que os profissionais de marketing estão acostumados a obter no Facebook ou Instagram, mas se a plataforma estiver buscando aumentar seu apelo aos anunciantes, isso precisará mudar.

Embora o TikTok tenha se tornado o rei dos vídeos curtos criados para música, a falta de variedade nos formatos disponíveis também será um problema para a plataforma avançar. Assim como o Snapchat nasceu como o rei das mensagens que desapareciam, a plataforma aprendeu que os usuários logo ficam entediados e procuram o próximo novo formato legal. O Snapchat respondeu com o Stories e, portanto, seu sucesso continuou. Qual será a resposta do TikTok quando o tédio do GenZ socialmente esclarecido se estabelecer?

Segurança e transparência é um tópico importante para todas as plataformas de mídia social quando entramos na nova década. O TikTok anunciou recentemente o lançamento do seu 'Modo de segurança familiar' no Reino Unido, para dar aos pais a capacidade de estabelecer limites no uso do aplicativo por seus filhos. Apresentando um novo 'modo restrito' que filtra conteúdo inapropriado e permite que os pais desliguem recursos como mensagens nas contas de seus filhos, o TikTok deu o tom de que é uma plataforma que visa proteger seus usuários jovens, mas colocando o controle do conteúdo nas mãos dos pais. Etapas como essa são cruciais se o TikTok quiser permanecer seguro, livre de danos e atraente para usuários e anunciantes no futuro.

Em resumo, para garantir seu amanhã, o TikTok precisa proteger seu apelo hoje. Ele precisa ter certeza de que está inovando constantemente, seja com formatos de conteúdo envolventes ou com opções de anúncios atraentes. A geração Z é a geração mais conectada e socialmente experiente. É também uma geração que muitos profissionais de marketing de marca desejam envolver e, no momento, o TikTok os atrai. Enquanto já vimos marcas ousadas e sofisticadas, como MAC Cosmetics, Burberry e BMW, entrando no mix do TikTok, a plataforma ainda tem muito a percorrer antes de atrair os gastos com anúncios destinados ao Instagram e Snapchat.

Alexandra Avelar, Country Manager da Socialbakers.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.