Metade dos brasileiros trocou ou comprou um novo computador na pandemia, aponta pesquisa

0

Uma pesquisa realizada pela Kantar, encomendada pela Dell e Intel Brasil, revelou que os computadores ganharam mais relevância na vida dos brasileiros desde o início a pandemia. O levantamento foi realizado em novembro de 2021 e entrevistou mil pessoas de 18 a 64 anos, de todas as regiões do país, e que têm um ou mais PCs.

Entre os entrevistados, mais da metade (50,4%) afirma ter comprado um computador desde o início da pandemia, dos quais: 37,2% trocaram o equipamento antigo por um novo; 9% trocaram o PC e ainda compraram um novo (ou mais de um); e 4,2% adquiriram o primeiro computador. O notebook é o modelo preferido, citado por 81% dos entrevistados.

Você trocou de computador na pandemia?

Vale destacar também que 78% dos entrevistados compraram ou trocaram os acessórios para computador no período. O item mais adquirido foi o fone de ouvido/headset (citado por 52%), seguido pelo mouse (49%), teclado (32%), monitor (16%) e webcam/câmeras (16%).

Pessoas passam mais tempo no PC pós-pandemia

Quase oito em cada dez entrevistados (78,4%) afirmam ter aumentado o tempo médio de uso dos computadores desde o início da pandemia e acreditam que essa é uma tendência que tende a se manter no pós-pandemia. Sobre os principais usos do PC: 60% ampliaram o tempo nas redes sociais; 58% para estudo; 54% para trabalho; 53% com entretenimento (séries e filmes) e 41% para jogos.

Já sobre a importância dos equipamentos eletroeletrônicos, para a maioria (77%) o computador é considerado muito importante. Enquanto o smartphone aparece em segundo lugar — considerado muito importante para 74% — e a TV aparece em terceiro lugar com 42% das citações.

O quanto cada equipamento é importante no seu dia a dia?

"Esta pesquisa confirma algo que já estava claro para nós da Dell: a pandemia trouxe uma ressignificação do PC na vida das pessoas, em um mundo cada vez mais digital e conectado. Ter um computador e acessórios adequados tornou-se ainda mais fundamental para garantir produtividade no trabalho e a melhor experiência para lazer e entretenimento", afirma Diego Puerta, presidente da Dell Technologies no Brasil. "A partir desse estudo, reforçamos também nosso compromisso de como marca líder na venda de PCs no mercado brasileiro, seguirmos oferecendo o portfólio mais completo de computadores — que atendem desde usuários domésticos e gamers a equipamentos para empresas de todos os portes e perfis –, acelerar os investimentos em inovações, manter a maior gama de canais de vendas, um atendimento consultivo e os melhores serviços do mercado", conclui.

Para a Gerente de Vendas e Marketing da Intel Brasil para a Dell Technologies, Roberta Knijnik, a pesquisa corrobora o que a Intel tem em seus propósitos "Aqui, trabalhamos para que a tecnologia modifique o mundo e melhore a vida de todas as pessoas do planeta. Sem dúvidas, durante a pandemia muitas pessoas tiveram a necessidade de mais recursos tecnológicos e ferramentas que cada vez mais atendessem as suas necessidades. Estamos comprometidos em oferecer isso: tecnologia capaz de ajudar o dia a dia das pessoas", afirma Roberta.

O estudo mostra ainda que 77% dos entrevistados consideram que o computador se tornou o equipamento mais importante para eles após o início da pandemia, à frente dos smartphones, citados por 75%, da TV (40%), dos tablets (24%), consoles games (19%) e rádio (15%).

Desempenho é principal fator de escolha do PC para trabalho

Ao buscar um computador para trabalhar, 53% dos brasileiros consideram que o desempenho é o principal fator de escolha do equipamento, seguido por preço (31%), a marca (14%) e segurança (7%). Já o peso do notebook foi apontado como primordial para apenas 4% dos entrevistados que na escolha por um computador para trabalhar, assim como design e serviço de assistência técnica foram considerados menos importantes na decisão de compra, com apenas 3% cada.

Sobre a preferência de marca, a Dell segue como favorita de computador para trabalho, citada por 33% dos entrevistados.

*Nota técnica: Pesquisa realizada pela Kantar com pessoas responsáveis pela compra de computadores, para uso pessoal apenas ou para uso pessoal e profissional, em novembro de 2021, entrevistas quantitativas online através de painéis subcontratados, em todas as regiões do Brasil, com Homens e Mulheres, de 18 a 64 anos, classes ABC, amostra de 1000 entrevistas e 3,1 p.p. de erro amostral, com 95% de confiança.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.