Considerada hoje uma das grandes tendências do setor de TI, a utilização de Inteligência Artificial na nuvem é uma das capacidades que por meio de sua integração com outras tecnologias possibilita otimizar processos e tem revelado excelentes resultados operacionais. Se há algum tempo este tipo de tecnologia era acessível apenas para grandes corporações, atualmente eles estão ao alcance de empresas de diferentes portes e segmentos.
O tema foi discutido num painel na 2ª edição do Cloud Evolution Forum, promovido nesta terça-feira, 25, promovido pela TI INSIDE no formato 100% digital.
Para Carlos Eduardo Leite, CIO da Nuveto, o uso da nuvem apresenta aspectos importantíssimos, seja para TI, propriamente dita, seja para a gestão dos negócios. Ele destaca a confiabilidade que a nuvem proporciona em termos de redundância aliada a segurança da informação
Ele reforça que IA para os dados em nuvem viabiliza a integração das informações com diferentes sistemas, permitindo um melhor gerenciamento dos recursos de hardwares e softwares, sendo evidenciado benefícios da implementação com maior capacidade de acesso aos dados, melhoria da gestão e redução de custos.
"Ao aderir a nuvem é possível ter um aspecto muito relevante como a geo redundância e alta disponibilidade que os provedores proporcionam, assim eles cuidam da nuvem e a empresa do core business", argumenta o CIO da Nuveto.
Além disso, ele aponta outras vantagens como a segurança da informação e a produtividade, como dois outros grandes incentivos para quem opta pela nuvem.
Richerland Medeiros, CTO e Diretor de Produto e Tecnologia da Pixeon empresa de soluções para área de saúde, explicou que embora haja muitas informações sobre o uso da Inteligência artificial geral em saúde, mas maior o uso ocorre na análise de imagens de tomógrafos e para áreas específicas do corpo, pois a saúde está longe do seu uso neste sentido mais amplo.
" Usamos modelos de IA para classificar eventos apontados nas imagens que devem estar na velocidade do cotidiano das clínicas para informação de médicos e pacientes. Isso não seria possível sem cloud. Todos os modelos são compartilhados e novos são feitos para armazenamento e uso, tudo simultânea e automaticamente, anonimizadas e autorizadas, para se somar a outras imagens de múltiplas fontes. A IA permite, com modelos melhores e um melhor nível de ação, de diagnóstico do que uma plataforma conversacional", contou.
Para Renato Teixeira, Diretor-Executivo de Produtos e Plataformas as Services da VR, a entrega de serviços com rapidez e qualidade dentro do ecossistema da empresa só é possível ao uso de tecnologia baseada em nuvem.
"A VR foi buscar consultoria para montar de forma estratégica, como a nuvem poderia possibilitar o uso e a preservação dos seus dados, além de identificar quais as demandas, qual o posicionamento sobre a gestão de dados mais adequada para estar em linha com a tecnologia, governança ,processos e pessoas", salientou o executivo.
Diante dessas diretrizes a empresa se posicionou rumo aos negócios baseados em tecnologia, daí a governança , organização, processos de gestão são muito fortes na estratégia de negócios.
Paulo Manzato, VP da Talkdesk para América Latina reforçou que a Inteligência Artificial tem se destacado pelo incremento que tem tido em todo o mundo. "Não mais como um hype mas com impacto real, visto o grande número de startups que nem existiriam se não fosse a tecnologia e a cloud ", disse.
Segundo ele, nada pode atingir a vantagem competitiva possibilitada pela AI para as empresas sejam elas pequenas ou grandes, ou seja , a tecnologia impulsiona os negócios e os negócios se distinguem pela inovação que apresentam ", comentou
Da mesma forma, Rui Bueno, diretor de Customer Advisory do SAS, concorda essa visão . "A nuvem nos permitiu compartilhar, acionar parceiros e fornecedores, ganhar vantagens competitivas, sermos mais pervasivos e engajar as áreas de negócio. A IA e o Machine Learning disponibiliza análises e técnicas para usuários comuns", especificou.
De acordo com o especialista, há 5 anos atrás havia muita dependência do hardware físicos, pagos por todas as etapas de trabalho e que era dimensionado até em prejuízo da escalabilidade, com custos em pessoal e financeiro. "Este ambiente de cloud, com fornecedores que viabilizam processos e projetos na velocidade esperada e dimensionada. Daqui para frente tudo estará na nuvem cuja responsabilidade será repassada e terceirizada possibilitando, com isso, mais tempo para tratar do negócio", argumentou.