Caixa investe em infra-estrutura de data center e em SOA

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Com a decisão da Caixa de trazer para dentro de casa a gestão e o processamento de vários sistemas estratégicos e de alta demanda de capacidade, o banco teve que reforçar sua infra-estrutura de tecnologia da informação e de telecomunicações. A capacidade de processamento foi duplicada, o processo de armazenamento foi automatizado e os links de comunicação foram ampliados.
Agora, a instituição prepara investimentos para a construção de um único data center. Segundo Clarice Coppetti, vice-presidente de tecnologia da informação, hoje a área TI ocupa dois prédios em Brasília que serão unificados numa única construção. ?Nas próximas semanas, vamos lançar um edital para a contratação de um projeto para o novo data center, que irá unificar as duas estruturas que temos hoje e que serão desativadas?, diz Coppetti.
A Caixa integra também junto ao Banco do Brasil o Governo de Brasília e o Ministério do Planejamento o Consórcio Data center, que contratará em Brasília a construção de um mega site de processamento. A estratégia da Caixa é apenas replicar suas aplicações mais críticas neste novo data center que atuará como contingência e solução de disaster recover do site principal. A idéia é que a Caixa tenha apenas monitoração e operação neste site, que será construído para atender aos requisitos de Basileia 2.
A Caixa está modificando também sua arquitetura de sistemas rumo aos preceitos da SOA ? Service Oriented Architecture. O piloto está sendo conduzido para o desenvolvimento de uma plataforma multicanal, para que uma única solução atenda a todos os canais e serviços do banco. Com esta plataforma orientada a serviços não será mais necessário criar aplicações dedicadas para internet, auto atendimento, call center ou plataformas de negócios dos gerentes.
?Vamos criar um barramento de serviços para facilitar todas as ações no ponto de venda. O atendente passa a ter um barramento onde busca o serviço que necessita. A partir deste projeto vamos voltar toda a arquitetura de sistemas para a orientação a serviços?, sinaliza Clarice Coppetti.
O piloto da plataforma multisserviços está implantando numa agência de São Paulo e a seqüência depende ainda de todo um processo de integração de sistemas na retaguarda. A meta é que todo o processo esteja concluído num prazo de 24 meses e as implementações ocorram por módulos.

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