Leroy Merlin melhora comunicação e reduz gastos com telefonia com pacote do Google

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Ao remodelar sua plataforma de correio eletrônico e comunicação interna, a Leroy Merlin, rede de lojas de materiais de construção, decidiu adotar o Google Apps for Business, que atende 1,9 mil usuários e resultou numa economia quase R$ 500 mil em despesas com equipamentos. Há cerca de um ano em operação, o sistema, segundo o gerente de telecom e tecnologia da Leroy Merlin, Reginaldo Barbosa, tornou mais ágil a comunicação na empresa, a partir de novos serviços de e-mail, agenda e o uso do GTalk para chamadas de voz.

Ainda de acordo com ele, nova plataforma proporcionou expressiva redução nas despesas com telefonia, videoconferência e, consequentemente, com viagens. Além disso, houve corte nos gastos relacionados ao antigo sistema de e-mail, que envolviam licenciamento do sistema, compra de programas antivírus, antispam, backup, atualização, manutenção e suporte.

Barbosa diz que o sistema de e-mail anterior era muito engessado e não oferecia a mobilidade necessária para os dias atuais. "Os diretores, por exemplo, não podiam acessar seus e-mails nos celulares e a colaboração entre as equipes não existia. Decidimos migrar para a nova plataforma colaborativa porque ela nos oferece grande flexibilidade e uma comunicação muito mais rápida, entregando aos nossos colaboradores e executivos a inovação necessária para o dia-a-dia por meio de uma ferramenta fácil de usar." O executivo também cita um projeto piloto de comunicação direta com clientes, por e-mail, para sugestões e críticas, que foi implantado em uma das lojas da rede por meio do Google Sites, utilizado na criação de um hot site para promoção interna, que também servirá de modelo para campanhas direcionadas aos clientes, entre outros projetos em estudos.

O diretor de tecnologia da Leroy Merlin, Anderson Cunha, destaca que além de resolver problemas com e-mail e reduzir despesas com telefonia, inclusive com chamadas internacionais a partir da adoção da nova plataforma, a companhia inovou em seus processos de negócios ao explorar recursos antes inimagináveis em um serviço de e-mail tradicional. "A plataforma Google Apps for Business foi a única que se mostrou capaz de acompanhar o processo de inovação que a Leroy Merlin precisava para atingir os objetivos de negócio e com o dinamismo que a indústria do varejo precisa", afirma o executivo.

O processo de implantação da plataforma foi auxiliado pela consultoria Dedalus, que realizou uma pesquisa com os empregados da Leroy para estudar a fundo as necessidades do negócio e das equipes. "Depois, a consultoria realizou a prova de conceito necessária e cuidou da implementação e suporte da solução Google Apps for Business, que entrega um e-mail que funciona, possui suporte antispam e antivírus nativos na plataforma e também permite criar uma conta de usuários, em apenas 5% do tempo normal. Para se ter uma ideia, em um ano, houve aumento de 100% na quantidade de caixas postais para cada loja”, diz Barbosa.

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