A área de Gestão de Processos demonstra franco crescimento no mercado de trabalho. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual (Insadi), apenas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro o número de profissionais atuando na área passou de 8 mil em 2004 para 19 mil nos últimos 12 meses.
O aumento deve-se ao fato de grandes corporações internacionais e instituições financeiras adotarem este tipo de gestão para ganhar eficiência e, conseqüentemente, a produtividade.
Hoje, há cerca de 4,8 mil empresas, entre grandes e médias, no eixo Rio-São Paulo. Todavia, faltam profissionais especializados que poderiam atuar em consultorias externas ou em um escritório de processos específico dentro de uma organização. O salários desses profissionais pode variar entre R$ 2 mil e R$ 15 mil.
A Gestão de Processos é uma metodologia que procura integrar as atividades de diversas áreas da empresa (vendas, financeiro, logística, marketing etc.) para tornar os processos mais eficientes. A área funciona como uma ponte entre a Gestão Estratégica da empresa e as suas diversas áreas de negócios, usando como suporte a Tecnologia da Informação (TI) e outros processos suporte, como os do RH.