Profissionais dizem que gestão de data centers está cada vez mais complexa

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Um estudo conduzido pela Symantec indica que profissionais de TI do mundo inteiro estão enfrentando uma complexidade crescente na gestão de data centers, ao mesmo tempo em que lidam com a escassez de recursos. Os entrevistados revelaram que para facilitar a gestão, eles dependem cada vez mais de diversos métodos e tecnologias diferentes, incluindo gestão de capacidade de armazenamento, virtualização e a adoção do modelo ITIL, a biblioteca das melhores práticas de gerenciamento de serviços e infra-estrutura de TI.

As respostas à pesquisa indicam que o volume crescente de servidores, aplicativos e sistemas operacionais nos atuais data centers está contribuindo substancialmente para a sua complexidade. Dos entrevistados, 85% citam o aumento no número de servidores e aplicativos como fatores que contribuem para as dificuldades de gerenciamento desses ambientes. Além disso, 80% apontam um aumento no número de ferramentas de gestão utilizadas e 72%, um crescimento no número de sistemas operacionais como causas dessa complexidade.

De acordo com 74% dos entrevistados, o número de funcionários cada vez menor é um dos maiores desafios para a gestão de ambientes complexos. Além disso, 50% citam o erro humano como um fator de interrupções não planejadas de sistemas. Outras causas de interrupção apontadas por eles incluem erro de aplicativos e falha de hardware, mostrando a necessidade de uma solução centralizada e automática para ajudar a aumentar a disponibilidade de aplicativos.

Para 80% dos entrevistados, um aumento no número de ferramentas de gestão cria algum nível de desafio, ou mesmo um desafio significativo, revelando a necessidade de consolidação e padronização. Os entrevistados usam em média nove ferramentas de gestão de aplicativos e de servidores, e mais da metade dos profissionais de TI (56%) mencionaram planos de consolidar a quantidade de ferramentas que estão usando. As considerações-chave de consolidação citadas foram melhor funcionalidade ou desempenho, custo e uma plataforma integrada.

Buscando padronizar processos para reduzir a complexidade, 99% dos entrevistados do mundo inteiro estão implementando estruturas ITIL/ITSM para gerenciar serviços de TI. Dos entrevistados, 18% disseram já ter implementado ITIL, 52% indicam que é um processo em andamento, 20% adiantaram que implementarão ITIL durante o próximo ano e 9%, durante os próximos três anos. Todos os entrevistados dizem que implementarão ITIL em até três anos.

Além de ITIL, os profissionais de TI entrevistados citaram que também estão planejando implementar ou já implementaram as seguintes iniciativas: gestão de recursos e alocação de armazenamento (87%); gestão de servidor virtual (80%); gestão de capacidade de armazenamento (68%); continuidade de negócios e recuperação de desastre (68%); e disponibilidade de aplicativos (64%).

Para dominar a complexidade dos data centers, a Symantec recomenda que as empresas padronizem uma só camada de infra-estrutura de software em todo o ambiente, para reduzir a complexidade de TI, proteger informações e aplicativos, aprimorar a capacidade de gerenciamento e controle dos ativos de armazenamento e de servidores em múltiplas plataformas e reduzir o custo operacional.

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