A prestadora de serviços de TI pernambucana In Forma está ampliando suas operações com a abertura de uma filial no Estado da Virgínia (EUA). A empresa já atua no mercado externo e espera com a instalação de um escritório naquele país ficar mais próxima de sua clientela e aumentar a receita.
A In Forma colocou os pés nos EUA em 2001, quando passou a fornecer soluções e desenvolver produtos para a americana MMS – Modular Mining Systems, operação que hoje representa cerca de 30% da receita da empresa. Com a filial, Virgínia Sgotti, sócia da prestadora de serviços, espera elevar esta participação para 60%.
Para ampliar seus negócios fora do País, a empresa está investindo em certificação para atender os clientes mais exigentes e começa a se preparar par conquistar o CMMI, passaporte para os que querem competir no mercado externo. A prestadora de serviço espera obter o selo do norte-americano SEI (Instituto de Software e Engenharia) em 2007.
A In Forma começou a fazer a lição de casa para chegar ao CMMI há algum tempo. A empresa primeiro venceu o MPS.BR, programa de melhoria do processo de software brasileiro, criado pela Softex para que as desenvolvedoras se adaptem às normas de qualidade internas e externas. A empresa foi a primeira a levar a certificação nacional, conquistada no nível G.
Virgínia diz que o maior benefício da certificação brasileira foi a melhora na estrutura organizacional, o que gerou novos contratos e organizou a forma de pedidos dos clientes. O MPS.BR ainda elimina etapas na obtenção do CMMI.