A 99designs, marketplace de design online que busca conectar empreendedores com designers gráficos em todo o mundo, comprou esta semana a brasileira LogoChef, oficializando o início das operações locais. O escritório da subsidiária, que funciona no Rio de Janeiro, é a primeira presença física da 99designs na América Latina, segundo nota. Os detalhes financeiros da transação não foram divulgados.
A empresa informa que conta com mais de 242 mil designers ativos e já pagou mais de US$ 60 milhões a sua comunidade de designers. Baseado em crowdsourcing, o modelo da empresa (veja funcionamento, em vídeo) prevê que cada projeto postado vira um concurso em que grande variedade de conceitos de design é enviada ao cliente durante o processo da concorrência.
"Nosso objetivo é oferecer a melhor solução para o abastecimento rápido, acessível e de alta qualidade de design gráfico, e o Brasil já provou ser um dos mais fortes e promissores mercados em todo o mundo", diz Dan Strougo, um dos fundadores da LogoChef e que agora assume o escritório do Rio de Janeiro na função de country manager da 99designs.
Segundo Patrick Llewellyn, CEO da empresa, o modelo abre campo de trabalho para profissionais da área e possibilita que pequenas e micro empresas tenham acesso a esses serviços.
Fundada em 2008, pelo australiano Mark Harbottle e o canadense Matt Mickiewicz, a 99designs surgiu a partir de uma comunidade online, em um fórum de competição para criação de rascunhos de projetos de design.
A empresa tem sede em Melbourne (Austrália) e conta com uma unidade em Berlim (Alemanha), além de escritórios em Paris (França) e Londres (Reino Unido.)
Em abril de 2011, a empresa teve uma rodada de investimentos no valor de US$ 35 milhões, liderada pela Accel Partners (Facebook, Dropbox, Etsy), com a participação de investidores anjo como Michael Dearing (eBay, Harrision Metal), Dave Goldberg (SurveyMonkey), Stewart Butterfield (Flickr) e Anthony Casalena (Squarespace).