A Uranet Projetos e Sistemas firmou parceria com a AM3 Universidade para obter o Selo de Certificação Profissional, através do Programa de Formação e Certificação aplicado aos 162 supervisores de atendimento da companhia.
O objetivo é capacitar e desenvolver os líderes através de qualificação de competências específicas do dia a dia, revela Andreia Domingues, coordenadora de treinamento da Uranet.
"Este processo irá garantir a melhoria contínua de nossos serviços por meio de uma melhor gestão de pessoas", afirma Andréia.
A Uranet é a primeira empresa de contact center a investir na qualificação profissional de seus supervisores por meio desta certificação, que tem o apoio institucional da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT).
A Certificação Profissional AM3 consiste em formar, homologar e certificar profissionais como teleatendentes, monitores, supervisores e coordenadores para atuarem conforme necessidades e exigências do mercado e dos diferentes canais de relacionamento com o cliente.
O programa abrangerá temas como mercado, normas e regulamentos do setor, cultura organizacional, gestão de pessoas e liderança, comunicação e feedback, controles operacionais, normas de qualidade, gestão de conflitos, planejamento e gestão do tempo.
Ao final do programa, o participante será avaliado e, estando apto, receberá o Selo de Certificação Profissional AM3, que atesta que o profissional atende os requisitos do setor. Para isso, terá que obter nota satisfatória no exame final.
De acordo com Ângela Oliveira, idealizadora e responsável pelo projeto de certificação na AM3, diferentemente do tradicional "treinamento", este é um programa que tem como objetivo preparar e qualificar o supervisor, aprimorando suas competências para melhor executar funções específicas demandadas pelo setor de telesserviços.
"O programa possui 64 horas de aula, mas, antes desta fase, realizamos o diagnóstico, que consiste em levantar informações dos padrões já existentes, alinhando o conhecimento, missão da empresa, serviços, processo e pessoas para, então, customizar o conteúdo educacional", explica.
O projeto ainda está na fase inicial de levantamento de informações para que, posteriormente, seja feita a customização do conteúdo educacional. A previsão para a formatura é dezembro de 2013.
Bárbaro que a URANET retome essa visão, que grandes Organizações na década de 90 tinham. Formação de líderes operacionais e condição sinequanum para que possamos ter novos profissionais mais bem preparados para assumir novos postos.A própria Ana Maria (AM3) descreveu em seu livro: "SUPERVISOR: A ALMA DO NEGÓCIO" sobre a importância desse profissional que é fio condutor e peça chave para aliarmos os objetivos do cliente, da Organização e a motivação da equipe. Realmente fico feliz pela URANET estar preocupada com uma formação profissional embasada e consistente que somente uma consultoria com a AM3 pode oferecer.