Estudo realizado pela InMobi Mobile Insights nos Estados Unidos, Canadá e México revela que 41% dos usuários de smartphones pretendem adquirir o iPhone 5, novo modelo do celular da Apple, que será lançado no próximo dia 4. Mas eles condicionam a compra a mudanças relevantes no novo modelo em relação ao iPhone 4. Caso o novo smartphone corresponda apenas a uma atualização mais simples de hardware e software – como ocorreu com o 3GS em relação ao 3G – o número de interessados cai para apenas 15%.
Ainda de acordo com a pesquisa, 50% dos usuários interessados em adquirir o iPhone 5 declararam que farão a aquisição do aparelho nos próximos seis meses. Isso, segundo a InMobi, pode elevar a participação de mercado da Apple de 27%, registrados em junho, para 41%. O estudo mostra também que 51% dos atuais usuários de iPhone pretendem comprar o iPhone 5, enquanto que 52% dos donos de BlackBerry, da RIM, e 27% dos proprietários de smartphones com Android planejam adquirir o novo celular da Apple.
Os percentuais levam em conta uma alteração relevante do iPhone 5 em relação ao iPhone 4. No caso de a mudança residir numa atualização pequena, apenas 11% dos atuais donos de iPhone e 11% dos proprietários de aparelhos com Android planejam comprar o iPhone 5, intenção que é de 28% entre os usuários do BlackBerry.