Base de assinantes CDMA chega a mais de 431 milhões no mundo

0

O CDMA Development Group (CDG), consórcio internacional encarregado de definir os padrões para redes celulares baseados em tecnologia CDMA e suas evoluções, anunciou que a base mundial de assinantes CDMA manteve o ritmo de crescimento durante o quarto trimestre de 2007. Foram mais de 431 milhões assinantes no total e mais de 417 milhões CDMA2000. A região Ásia-Pacífico foi a que adicionou mais assinantes à rede, enquanto Europa, Oriente Médio e África (região chamada de EMEA) cresceram mais rapidamente em termos percentuais.

A base de assinantes CDMA2000 entre as 250 redes de todo mundo cresceu 16% em 2007, incluindo níveis elevados de vendas para aparelhos e serviços de banda larga EV-DO. A base de assinantes EV-DO cresceu de 55 milhões para 90,5 milhões em 2007, alcançando uma taxa de crescimento anual de mais de 64%.

As regiões da Ásia-Pacífico e da América do Norte ficaram com a maioria dos clientes, sendo 49% e 32%, respectivamente. A Ásia-Pacífico adicionou 6,2 milhões no quarto trimestre e alcançou 211 milhões de assinantes, tornando-se a maior região em crescimento de redes no mundo. Somente a América do Norte possui mais de 137 milhões de assinantes CDMA. As regiões da Ásia-Pacífico e EMEA registraram o maior crescimento anual, com 24% e 60% respectivamente.

Outras regiões altamente concentradas para CDMA são a Índia, com mais de 61 milhões de assinantes, a China, com 42 milhões, e a Indonésia, com 14 milhões. Além disso, muitas operadoras em países emergentes estão alcançando a marca de 1 milhão de assinantes CDMA, entre elas a Movicel, em Angola, a Wana, no Marrocos, a Starcomms, na Nigéria, a PTCL, no Paquistão, a Sudatel, no Sudão, e a Yemen Mobile, no Iêmen.

O número de implantações de CDMA2000 1xEV-DO Revision A (Rev. A) também registrou crescimento em 2007. No início do ano, somente três operadoras tinham implantado a tecnologia Rev. A. Ao todo, até o momento, são 26 operadoras no mundo que utilizam a Rev. A, mas, segundo o CDG, outras 31 estão em processo de atualização.

Além disso, o CDMA encontrou seu lugar em novas alocações de espectro, segundo o consórcio. A Unicom China venceu concorrência para operar o serviço 3G em Macau, onde iniciou as atividades de sua primeira rede CDMA2000 1xEV-DO em outubro. A PCCW-HKT Telephone recebeu uma licença de 15 anos para implantar e operar CDMA2000 na faixa de 800 MHz em Hong Kong.

Recentemente, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) comunicou sua decisão de usar as faixas de 450 MHz e 700 MHz para 3G e serviços móveis de próxima geração. O CDG espera que essa decisão estimule mais implantações de CDMA2000 em todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.