A Microsoft anunciou nesta quinta (28/2) que reduzirá o preço do Windows Vista a partir de 1º de março, com o objetivo de incentivar o uso do seu sistema operacional lançado em janeiro de 2007. A medida vai abranger 70 países neste ano, mas não incluirá o Brasil. "A decisão não afetará o Brasil neste momento, uma vez que os valores do Windows têm sido reduzidos desde 2005", disse, em comunicado, Ricardo Wagner, gerente de produto Windows da Microsoft Brasil.
A redução será de cerca de 40%, embora possa variar de país para país. Nos Estados Unidos o preço do Windows Vista Ultimate, sistema operacional mais avançado oferecido pela empresa, caiu de US$ 399 para US$ 319 na versão completa, e de US$ 259 para US$ 219 para a versão de atualização, destinada a quem já tem o Windows XP ou outra edição do Windows Vista. A empresa também reduzirá os preços das versões de atualização do Vista Home Premium, seu produto principal, de US$ 159 para US$ 129.
A Microsoft anunciou, ainda, que vai parar de vender versões de atualização do Windows XP nos mercados emergentes. Em vez disso, venderá o Vista Home Premium e Home Basic pelo preço das versões de atualização. O objetivo com essa medida é tornar a nova versão do sistema operacional mais atrativo para os consumidores, levando-os a substituir o Windows XP, e também combater a pirataria.
Com mais de 30% das receitas em 2007 provenientes das vendas do Windows, a gigante do software disse que os cortes nos preços do sistema operacional (30% no Vista Basic e 48% no Vista Premium) vai incidir também sobre o valor do software vendido aos varejistas. Hoje cerca de 80% das receitas com o Vista são provenientes da venda de software já instalado nos computados pessoais.
A empresa vendeu mais de 100 milhões de licenças do Vista desde seu lançamento em janeiro de 2007.