Spams representaram 90% dos e-mails recebidos em 2007

0

Os spams representaram cerca de 90% de todos os e-mails recebidos por usuários no ano passado em todo o mundo, de acordo com levantamento da Trend Micro, fornecedora japonesa de software antivírus para redes e segurança de conteúdo.

A empresa, que rastreou 38 idiomas durante o ano, constatou que a maior parte das mensagens indesejadas foram criadas e divulgadas em língua inglesa (cerca de 73%), embora o percentual em outros idiomas tenha crescido e se diversificado consideravelmente. Depois do inglês, os principais idiomas são o japonês e o chinês, que, juntos, representaram aproximadamente 10% dos spams.

Os spams de imagens, por exemplo, aqueles que chegam abertos no corpo de e-mail, ainda são muito utilizados, mesmo não sendo uma técnica nova. Isso porque os spammers acreditam que os sistemas de filtro não conseguem identificar o conteúdo, permitindo que esse tipo de mensagem chegue aos e-mails.

No primeiro semestre de 2007, os spams de imagens representavam 40% de todos os e-mails indesejáveis enviados. No entanto, com a evolução dos filtros de spams e o desenvolvimento de técnicas para bloqueá-los, eles foram reduzidos para menos de 2% no fim do ano.

Outra ameaça muito comum foi a criação de sites com domínios alternados de forma dinâmica, que complicavam o processo de filtragem dos programas, por ficarem ativos somente durante algumas horas.

"Os autores dos e-mails indesejados que chegam às caixas de correio eletrônico dos usuários têm utilizado diversas maneiras para driblar as soluções desenvolvidas pelas empresas especializadas em proteção", alerta Alexis Garberis, diretor de vendas do segmento Small Business da Trend Micro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.