Foi lançado no último dia 27, o projeto experimental First Step, uma campanha simples, mas com o intuito de beneficiar um grande número de pessoas carentes. A ideia é a seguinte: os consumidores de São Paulo que fizerem suas compras pelo e-commerce Kanui, receberão uma caixa com seu novo calçado; sendo que 1000 dessas caixas – escolhidas aleatoriamente no centro de distribuição da loja virtual -, conterão as informações para participar da campanha First Step.
A proposta é simples e sustentável. Estas caixas foram carimbadas nos seus interiores com o logo da campanha, um texto que explica a doação, o destinatário, que é o Exército de Salvação e o número do e-ticket dos Correios já com a postagem pré-paga. Os consumidores interessados em ajudar quem precisa devem desmontar a caixa, virá-la do avesso, remontá-la, incluir o calçado que desejam doar e encaminhar a "caixa do bem" até uma agência dos Correios, no prazo de até 60 dias da data da compra.
A Samaritan´s Feet juntamente com o Exército de Salvação farão com que os calçados cheguem até quem mais necessita. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 1,5 bilhão de pessoas contraem doenças que poderiam ser evitadas com o simples uso de um calçado.
"Pouca gente sabe disso, mas sem um sapato, uma pessoa tem problemas de locomoção e está sob risco constante de doenças. Crianças e jovens descalços muitas vezes são impedidos de frequentar a escola ou praticar esportes", diz Gisele Piotrowicz de Camargo, Global Trustee and Strategic advisor da Samaritans's Feet.
"Quanto mais demoramos para atender ou responder a um problema, até a solução pode se tornar um problema. Iniciativas inovadoras como essa atuam como um mecanismo de apoio emocional importante para aqueles que não têm nada. Esse tipo de ação tem o poder de reduzir a distância e diminuir um pouco a desigualdade, além de poder atender às necessidades de crianças e adultos que passam pelas nossas unidades no estado São Paulo", explica Vilma Gonçalves, Major do Exército de Salvação – Divisão de São Paulo.
A Kanui acredita que a alegria de receber um novo tênis pode ser o primeiro passo para a transformação da vida de outra pessoa. "A Kanui é uma marca que tem atitude no seu DNA, e acredita que seus consumidores têm a mesma atitude de dar o primeiro passo para mudar essa situação", pontua Bruno Nardon, diretor de marketing da Kanui. Ele conta que a expectativa é que a ação proporcione a doação de diversos tênis.