Laboratórios fazem BPO para medir vendas em farmácias

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Qual medicamento vende mais e em que região do Brasil um produto é mais procurado pelo consumidor? Estas são informações importantes para a tomada de decisão do laboratório Merck Sharp & Dohme, que resolveu contratar um serviço terceirizado para o processamento de dados e geração de relatórios diários de vendas das farmácias em todo o País.

O serviço Pharmadis é oferecido pela Tivit e contratado por 19 laboratórios farmacêuticos. Entre eles estão, além do Merck Sharp & Dohme, Sanofi-Aventis, Bayer e Roche. Pelo sistema, cerca de 30 distribuidores que abastecem aproximadamente 60 mil farmácias espalhadas pelo País, passam diariamente para o provedor a relação dos itens vendidos aos consumidores. Essas informações são processadas, analisadas e entregues para a indústria farmacêutica.

Paulo Arvani, coordenador de informações de negócios do Merk Sharp & Dohme, informa que diariamente os laboratórios contratantes do serviço recebem um mapeamento personalizado de todos os produtos vendidos nos dois dias anteriores, em qualquer uma das cerca de 60 mil farmácias.

Como esses estabelecimentos são pulverizados, o executivo diz que fica difícil para a indústria monitorar o consumo no ponto de venda e que o Fharmadis gera informações de apoio aos negócios. Os dados são usados pelos departamentos de marketing, vendas, produção e financeiro das companhias para a tomada de decisão.

?Essas informações são muito importantes para o nosso negócio. Elas ajudam a medir a performance dos produtos, identificar oportunidades e necessidades de ações?, avalia Arvani. Com base nos dados, a Merck & Dohme sabe em que região do Brasil um lançamento teve mais aceitação e onde precisa reforçar as vendas de um produto com fraco desempenho.

Manoel Justino de Jesus Graças, gerente de e-business da Tivit, explica que as informações são processadas pelo número de CEP de ruas. Assim, os laboratórios identificam quando os representantes, que divulgam os medicamentos em consultórios médicos, precisam de treinamento, já que o sistema permite acompanhar resultado de vendas dos remédios prescritos nas clínicas. O serviço ajuda também em caso de recall de medicamentos.

Segundo o executivo, o serviço terceirizado Pharmadis nasceu de uma demanda das próprias indústrias farmacêuticas. Para alguns, a Tivit entrega as informações brutas e para outros os dados são analisadas por um sistema de BI. ?Há casos em que, além de processarmos os dados, geramos relatórios para tomada de decisão, diz o executivo", ratificando que o serviço é uma solução de BPO (Business Process Outsourcing).

A próxima oferta que a Tivit lançará neste modelo é o Farmashare, que vai medir o market share de cada medicamento para os laboratórios. Mas para isso, a empresa terá que levantar as vendas de 300 distribuidores para cobrir toda indústria e não apenas as 19 que hoje contratam o Pharmadis. Para isso, está em estudo um acordo com a associação brasileira dos distribuidores do setor.

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