Número de caixas eletrônicos para deficientes aumenta 114%

0

No ano passado, os bancos brasileiros instalaram quase 8 mil caixas eletrônicos adaptados para o uso por pessoas com deficiência. O número representa um salto de 114% em relação as 7 mil máquinas existentes em 2006. Os dados são da pesquisa ?O Setor Bancário em Números?, elaborada pela Febraban para dar suporte às discussões do Ciab Febraban, evento de tecnologia bancária que ocorrerá entre os dias 11 e 13 de junho, em São Paulo.

O aumento do número de caixas eletrônicos adaptados para deficientes é uma das providências adotadas pelas instituições financeiras para integrar essa parcela de pessoas, estimada pelo IBGE em mais de 27 milhõess, ou algo em torno de 15% da população brasileira.

A mesma pesquisa revela que o parque total de caixas eletrônicos (conhecidos sigla ATM, Automatic Teller Machine) chegou no ano passado a 166.773 unidades, um acréscimo de 6,9% em relação a 2006.

O dado importante é o de que as máquinas mais simples, destinadas, basicamente, à apresentação de saldos e extratos, vêm sendo substituídas por outras mais modernas, em geral capazes de realizar a maioria das operações bancárias, os chamados ?ATMs full? ? que também atendem às pessoas com deficiência.

Se forem considerados os equipamentos de outras redes compartilhadas, o Brasil irá superar os 170 mil dispositivos de auto-atendimento em operação, certamente um dos maiores parques de ATMs do mundo, conclui a pesquisa.

Os principais fornecedores de caixas eletrônicos, como Diebold Procomp, Itautec, Perto e NCR, deverão apresentar na exposição as mais modernas tecnologias do setor, muitas delas já preparadas para atender os usuários com deficiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.