A Raicom (Rede Associada de Internet e Comunicação) acaba de anunciar o início de suas operações como provedora de internet sem fio. A empresa, resultante da aquisição da .ComDominio, empresa de acesso à internet banda larga, já nasce com uma carteira de cerca de 4 mil clientes em 30 municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ao longo deste e dos próximos anos, a empresa pretende investir US$ 2 milhões na sua rede, sendo 30% dos quais na modernização da infra-estrutura herdada.
A empresa responsável pela atualização da infra-estrutura legada será a Fournet Wireless Technology, especializada em redes sem fio, que também vem realizando todo o estudo de campo para as ativações da rede. De acordo com diretor de marketing da empresa, Douglas da Silveira Dias, serão instalados switches camada 3 da Datacom e equipamentos para enlaces metropolitanos pré-WiMax da Wavelink.
O objetivo, segundo ele, é investir na melhoria da tecnologia da rede atual, para um serviço com maior disponibilidade e velocidade. "A meta é ampliarmos os pontos de presença (POPs) em 30% dentro das regiões atendidas e ir para dez novas cidades do interior de São Paulo, como Rio Claro, Limeira e São José do Rio Preto", revela.
A empresa possui uma rede com 200 POPs, com os 30 pontos principais interligados via tecnologia pré-WiMax, de 5,8 GHz e 54 Mbps, os demais terão cobertura IEEE 802.11a. A última milha utilizará a tecnologia wireless Mesh, com chaves de autenticação e criptografia de 64 bits para garantir a segurança dos dados. Os serviços oferecidos pela empresa serão a conectividade IP via VPN seguras e a internet banda larga.
De acordo com Dias, a expectativa da Raicom é dobrar sua base instalada para 8 mil clientes até o fim do ano e a principal responsável por esse crescimento será a plataforma multisserviço.
Com escritórios regionais em São Paulo, Rio de Janeiro, Piracicaba, São José dos Campos, São João da Boa Vista e Mogi das Cruzes, a Raicom também conta com um centro de monitoramento e operação da rede, além de call center técnico, com 18 posições de atendimento, e data center, todos localizados em São Paulo.