BNDES implanta solução de Open Banking

0

A tecnologia é um ponto essencial para a implementação do Open Banking, assim, muitos bancos estão atualizando sistemas e aderindo a novas soluções para poder participar desta iniciativa no Brasil. Entre as instituições que estão passando por estas adaptações está o BNDES que, para isso, conta com a experiência da WSO2, cujas soluções já foram implementadas em diversos países, e da Heiliger Tech, parceira da WSO2 que customizou as tecnologias de acordo com as necessidades do banco e requisitos do mercado brasileiro. 

Entre as ferramentas necessárias para atuar no Open Banking estão as de gerenciamento de APIs (sigla em inglês que se refere às interfaces de programação), que são o elo entre todas as partes envolvidas na comunicação e no compartilhamento de informações. Com o Open Banking, o BNDES poderá desenvolver novos modelos de negócio que potencializem a sua missão de atendimento das necessidades da sociedade e desenvolvimento do país. 

"A tecnologia da WSO2 traz toda a expertise global da empresa, mas é uma solução flexível que, por meio de parceiros locais como a Heiliger, se molda de acordo com os objetivos de cada banco e as normas de cada mercado. No caso do BNDES, a Heiliger Tech foi treinada e recebeu todo o suporte de times locais e globais da WSO2 para criar adaptações on-demand exclusivas para o banco", afirma Fernando Arditti, Vice-Presidente e Gerente-Geral da WSO2 na América Latina.   

As soluções de gerenciamento de API, integração, identidade e acesso da WSO2 (API Manager e Identity Server) permitem que os fluxos de dados adicionem valor para todos os atores nos ecossistemas de Open Banking. As funcionalidades incluem a facilitação de insights para decisões estratégicas de negócio e automatização de processos, para agilizar todos os procedimentos, tanto para os bancos quanto para os clientes. 

"A partir da integração das tecnologias da WSO2 e da adaptação dos sistemas utilizados em outros países, fomos capazes de desenvolver uma metodologia própria e exclusiva para garantir os padrões de conformidade do Open Banking Brasil, ou seja, da norma brasileira," explica o CEO da Heiliger Tech, Claynor Mazzarolo. "Desenvolvemos uma solução ágil, segura e flexível para o BNDES", ressalta o CEO.   

"A implantação desta fase 2 do Open Banking, com rígidos requisitos de segurança definidos pelo Banco Central e não suportados pela plataforma utilizada para a fase 1, representou um grande desafio para o BNDES em função do curto espaço de tempo entre a publicação dos normativos e data do go-live. Contar com o apoio da Heiliger e da WSO2 foi fundamental para o sucesso da implantação até o momento", afirma Diogo Moreno, Gerente de TI do BNDES e responsável pela adoção da plataforma.  

A WSO2 já auxiliou bancos em todo o mundo na implementação do Open Banking e também no cumprimento de regulamentações locais, como a PSD2 na Europa, a Consumer Data Right na Austrália, e vários outros requisitos regionais, com completa segurança de dados dos clientes. Seshika Fernando, Vice-Presidente e Head de BFSI Practice da WSO2, destaca: "Especialmente para o Brasil, o Open Banking será revolucionário, permitindo o acesso a serviços financeiros de qualidade para mais pessoas. Hoje ainda existem 34 milhões de brasileiros que não usam banco e, com o modelo Open Banking, este número tende a diminuir consideravelmente".  

A Heiliger Tech já possui um alto conhecimento técnico em soluções WSO2, estando entre as empresas parceiras que se destacam neste sentido, e entende as demandas do mercado nacional devido à sua atuação em todo o território brasileiro. Além disso, a Heiliger Tech também está levando sua experiência para outros países da América Latina, expandindo suas operações com foco em países como Chile, Paraguai, Uruguai e Colômbia. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.