O fundador do gigante chinês do e-commerce Alibaba, Jack Ma, se reuniu nesta sexta-feira, 30, com o chefe do órgão regulador de comércio da China, Zhang Mao, para discutir um plano de combate à venda de produtos falsificados, aumentando a proteção de consumidores online. A informação é do The Wall Street Journal.
A reunião ocorre no mesmo dia em que o departamento estatal da administração da indústria e comércio da China (SAIC, na sigla em inglês) voltou atrás em um relatório anterior, no qual tinha acusado a empresa chinesa de comércio eletrônico de não fazer o suficiente para reprimir a falsificação em seus websites. O SAIC também afirmou que muitos produtos vendidos em sites do Alibaba infringiam marcas registradas ou eram falsos.
Em uma reunião com funcionários do SAIC, em julho do ano passado, o Alibaba reconheceu que existiam problemas em sua plataforma e disse que melhoraria as medidas de monitoramento e aumentaria a comunicação com os órgãos reguladores, o que, de fato, só foi acontecer sete meses depois do prometido.