A Avaya, fabricante de soluções de comunicações unificadas, telefonia IP e contact center, pretende assumir um novo patamar no mercado de plataformas de comunicações corporativas com o lançamento do Avaya Aura, versão atualizada do seu software de comunicação unificada. A expectativa da companhia com a nova plataforma é expandir sua participação tanto no mercado mundial quanto no Brasil, onde estima um crescimento entre 20% e 30% em vendas.
O Avaya Aura, de acordo com a fabricante, é uma arquitetura que permite integrar todos os sistemas de comunicações de distintas tecnologias e provedores em uma plataforma única. Segundo Eric Esquivel, gerente do Executive Briefing Center da Avaya Brasil, a nova solução, que é baseada na tecnologia SIP (Session Initiation Protocol), simplifica as redes e infraestrutura de comunicação complexas e centraliza o controle das aplicações e das comunicações, reduzindo custos para as empresas.
O executivo explica que o Avaya Aura permite um comando heterogêneo para todas as plataformas de comunicação e converte a rede das empresas em uma rede de nova geração (NGN), sem a necessidade das empresas terem de trocar os fabricantes dos sistemas e produtos. "Resumindo, transforma a infraestrutura de comunicação das companhias em uma rede de operadora, com todas as tecnologias integradas", diz.
A Avaya espera ampliar também entre 20% e 30% a sua base de clientes neste ano com a nova solução. A aposta da empresa para isso está no fato de a nova solução atender as necessidades das empresas de reduzir custos neste momento de crise econômica mundial, segundo Esquivel. "Com a redução dos orçamentos e a escassez do crédito, a solução tem um grande mercado em potencial, ao passo que as empresas poderão unificar as plataformas de comunicação sem a necessidade de investir em novas tecnologias e na troca dos fabricantes."
Os clientes da Avaya, que já contam com claúsula de atualizações prevista nos contratos, terão direito à migração automática para essa nova versão do software. Mesmo aqueles que não têm os updates previstos nos contratos, a expectativa de Esquivel é que ocorra uma migração natural, com grande parte adquirindo a nova versão. "Também prevemos um crescimento bastante acelerado em novos clientes, dado que as empresas não precisam se desfazer das suas atuais infraestruturas de comunicações para rodar o software. E isso nos remete a um grande mercado."
Segundo o executivo, a partir desta terça-feira, 31, a Avaya já começará a fazer contato com os clientes, caso a caso, para apresentar a nova versão do Avaya Aura e negociar a sua adoção. Além disso, Esquivel diz que junto do lançamento a empresa terá uma nova oferta de serviços de consultoria para a implantação do novo software.
- Aposta de mercado