Flexdoc cria estrutura BaaS voltada para o Open Banking

0

Post content – De olho nos ajustes operacionais que a indústria financeira precisará fazer para se adaptar ao ambiente do Open Banking, a Flexdoc investiu R$ 5 milhões numa oferta brasileira de Banking as a Service (BaaS). A iniciativa tem arquitetura adequada para atender as normas do Banco Central e as especificações de segurança da diretiva europeia do mercado financeiro aberto (PSD2). 

Atualmente, a plataforma financeira (cloud e on-premise) da Flexdoc responde pela abertura e validação de 300 mil contas correntes por dia para bancos de varejo (ou 3,5 contas por segundo).

Com o BaaS, a Flexdoc se propõe a ajudar os novos jogadores do setor financeiro, como FinTechs, empresas de meios de pagamento, varejo híbrido, BigTechs e InsurTehcs, além de poder se ajustar à cooperação com os bancos licenciados, a partir de uma estrutura operacional já testada por grandes instituições financeiras. Ao mesmo tempo, a plataforma promete acelerar a adoção do modelo de operação via APIs por parte de bancos regulados.

Em sua maioria, estas instituições encaram a necessidade urgente de compatibilizar seus legados de TI, ainda parcialmente suportados em mainframes e bancos de dados relacionais, às novas realidades analíticas, móveis, óticas, cognitivas, microprocessadas e não avessas ao risco do ambiente aberto.

"Muitos bancos já vêm fazendo o movimento em direção ao paradigma 'BankTech' e à decolagem para a nuvem, mas o prazo para se adaptar à segunda fase do Open Banking (agosto de 2021) é curto demais para a maioria", comenta Eduardo Borém, diretor comercial da Flexdoc.

No cenário de negócios visto pela Flexdoc, haverá, ao longo deste ano, um aprofundamento das mudanças bruscas no setor bancário, com a migração obrigatória das estruturas funcionais de data center fixo. Tais estruturas são reconhecidas como eficientes e seguras, mas estão deixando de atender aos marcos normativos e, principalmente, à chamada exigência da UX (com a experiência do cliente no centro da competição).

As TechFins já estão na pista

Em paralelo a este movimento, observa Eduardo Borém, surgem vários negócios híbridos que precisam cooperar com os bancos licenciados, ou suportar operações criativas de financiamento e crédito não bancário. Ele menciona o caso das "TechFins", uma nova contraface das FinTechs.

São negócios compostos por empresas de TI, e-commerce ou empresas de plataforma. Estes novos agentes, explica ele, estão reinventando formas nem sempre monetárias de empréstimo e investimento. É o caso da antecipação de receitas, financeirização do suply-chain, e a descoberta de oportunidades com base na análise de big data sobre dados transacionais.

Em 2021 espera-se ainda o avanço dos pagamentos peer-to-peer, com a entrada das empresas de mensageria (Facebook Pay e WhatsappPay) no radar do open banking brasileiro. Empresas baseadas em aplicativos, como as de entrega de refeições ou taxi, também se preparam na arrancada, daí o entusiasmo da Flexdoc.  

Onboarding biométrico

O BaaS da Flexdoc contempla o onboarding digital e a automação do fluxo operacional no ciclo de registro e transação. Inclui a captura móvel de imagens de documentos para a abertura de contas sem digitação, autenticação multifator, checagem biométrica, prova de vida e motores de autorização lastreados em regras de negócio.

Traz ainda uma conexão com múltiplas fontes de confirmação de dados e uma camada de intersecção com os requisitos de compliance para tornar mais rápida a validação de identidades e acessos e facilitar os processos de liquidação típicos de cada instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.