Iniciativa leva soluções de inteligência artificial a avicultores

0

Uma recente parceria firmada entre a Ultragaz e a Agrisolus, startup fundada em 2016 em Campo Mourão (PR), já revela o grande potencial de inovação na combinação da expertise das duas empresas. Na prática, esse trabalho em conjunto está ajudando a transformar não só a avicultura, mas os múltiplos negócios da Fazenda Alta Conquista, comandada por uma jovem mulher em Sales Oliveira, no interior de São Paulo.

Elo entre o produtor e o frigorífico, a Agrisolus consegue concentrar num único painel muitas informações em tempo real com muita precisão sobre o que está acontecendo em cada canto da propriedade. Por meio da Inteligência Artificial, o sistema projeta o que vai acontecer. A parceria com a Ultragaz é uma iniciativa pioneira, que começa a render reconhecimento nacional.

A história de sucesso foi contada recentemente no Globo Rural. Luciana Dalmagro, jovem farmacêutica que após anos vivendo na capital paulista, retornou ao interior para administrar a fazenda da família. Seu pai, Paulo Portugal, está passando o comando dos negócios para a filha, que apesar de não ter a formação específica, reencontrou no campo seu propósito de vida. Curiosamente, a outra filha, Juliana, estudou agronomia, mas optou por dedicar-se a outras atividades e assim Luciana assumiu a responsabilidade.

Apesar de também atuar com gado de corte, a avicultura é o destaque na Alta Conquista, com 267 hectares e 14 galpões com frangos de corte. Desde que Luciana chegou para trabalhar com o pai, há 12 anos, houve uma alta notável da produção, passando de 100 mil aves por ciclo para as atuais 500 mil. Anualmente são criadas e vendidas 3 milhões de aves, sendo a maioria para exportação.

Luciana conta que esse crescimento aconteceu ao unir modernização de sistemas e um foco em sustentabilidade. No aviário, a solução da Agrisolus é composta por um sistema proprietário que dialoga com um conjunto de sensores composto por mais de mais de 20 tipos de dispositivos tecnológicos como balança de precisão, consumo de ração, consumo de água, umidade, presença de CO2, etc.

A temperatura é um dos fatores-chave do sucesso da criação. Cada um dos 14 galpões tem cinco sondas de temperatura digital espalhadas. Em caso de falhas nesse sistema, os medidores analógicos são imediatamente acionados.

É aí que entra outra grande inovação da fazenda, em parceria com a Ultragaz: o sistema automático de aquecimento a gás de sete dos galpões de criação. Os outros sete ainda dependem da queima de lenha na fornalha. Entretanto, esse é um desafio que em breve será enfrentado. A gigante do gás tem usado alta tecnologia em diversas frentes para impulsionar iniciativas inovadoras no agronegócio.

Anderson Nascimento, CEO e fundador da Agrisolus, conta que cada aviário é uma história. "A configuração que funciona para o aviário A, pode não funcionar no aviário B. No fim, temos a sonhada avicultura de precisão. Obviamente, temos um caminho até chegarmos lá, mas contamos com parceiros, como a Ultragaz, para encurtarmos essa jornada. Através da parceria podemos chegar a outras regiões mais rapidamente, conhecer novas realidades, aprender com elas, e aprimorar cada vez mais nossa plataforma", detalha Nascimento.

Na fazenda existem ainda sistemas de captação de água de chuva, com uma cisterna com capacidade para três milhões de litros de água, três usinas de energia solar que economizam cerca de R$ 30 mil mensais, além de um sofisticado biocompostador que transforma os cerca de 5% de perdas da produção em fertilizante natural para a lavoura. E toda essa capacidade de inovação rendeu à Luciana, no ano passado, o prêmio Mulheres do Agro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.