A Agfa HealthCare ampliou o seu portfólio de ofertas de TI para a área saúde com o lançamento do Hydmedia, um sistema integrado para digitalização e gerenciamento de prontuários médicos em papel.
A ferramenta, que tem a capacidade para integrar informações oriundas de outros sistemas, como o software de gestão integrada (ERP), por exemplo, foi concebida para fazer a digitalização dos arquivos, arquivar dados e integrar os arquivos no sistema de acordo com o processo de evolução clínica dos pacientes.
Para os médicos, o Hydmedia facilita a disponibilidade das informações dentro do processo clínico dos pacientes, o trabalho de buscas e a recuperação de registros em papel.
Uma das vantagens é o ganho de tempo no atendimento aos pacientes, ao lado da desburocratização dos procedimentos de criação de um prontuário médico.
A ferramenta surge para suprimir um dos gargalos em hospitais. Estima-se que 80% da documentação hospitalar são produzidos eletronicamente, mas o espaço destinado aos arquivos físicos ainda é completamente cheio de papel, demandando mais tempo para localização e pesquisa. O resultado é aumento de custos.
A Afga HealthCare se especializou em sistemas que fazem a captura, administração e processamento de imagens de diagnósticos, em informações clínico-administrativas para hospitais e clínicas, e soluções de contraste para resultados médicos efetivos de imagem.
Em setembro de 2011, adquiriu a WPD, uma empresa de serviços de consultoria e sistemas de gestão clínica e hospitalar na área de saúde, que soma mais de 330 clientes no Brasil.
- Arquivo Hospitalar
sou coordenadora de uma instituição que trabalha como com portadores de transtorno mental e tenho interesse na demonstração do sistema.