As agências de comunicação digital uniram-se para defender seus interesses. A partir de 31 de março, a Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi) passa a representar oito entidades regionais do setor, totalizando cerca de 40 agências associadas. Neste primeiro momento, a Abradi congrega as entidades Apadi (São Paulo), ADBA (Bahia), Agadi (Rio Grande do Sul), Aeti (Pernambuco) e Abradi-RJ (Rio de Janeiro). O modelo foi desenvolvido, segundo o presidente da entidade, Cesar Paz, da AG2 e da Agadi, para atingir a representatividade e não a defesa dos interesses apenas das maiores agências digitais. "Por isso montamos primeiro as entidades regionais, para depois anunciarmos a criação de uma associação nacional", diz.
A Abradi surge com objetivos como coletar e fornecer dados do setor, ser fonte e referência nos processos de concorrência (como licitações públicas), e trabalhar na formação de profissionais. "Nosso objetivo final é buscar um mercado mais amplo e justo", resume Paz.
Segundo ele, existem dois modelos na Internet. O primeiro é um movimento em que ela é mais um canal de publicidade na mídia; o outro, no qual a Abradi aposta, é que a Internet é um modelo em transformação crescente e permanentemente construído, orientado para serviço, onde a mídia é parte do mix. No entanto, não quer dizer que apenas um está certo. São apenas dois modelos diferentes.
Para se associar, é preciso apenas ter como atividade o desenvolvimento de projetos digitais, sendo ou não parte de uma entidade regional. Além das agências, há empresas colaboradoras da Abradi, como Locaweb, Predicta, UOL Host, Virid e Vignette, atuantes no mercado em nível nacional. Essas colaboradoras podem participar das reuniões e influenciar as decisões, mas não tem poder de voto.
A diretoria provisória da Abradi está composta da seguinte maneira:
Presidente: Cesar Paz (Agadi/AG2)
Vice-Presidente: Antony Martins (Apadi/TV1)
Tesoureiro: Anderson de Andrade (Acadi/A2C)
Diretores: André Saliba Nazar (Bolt – MG)
Sérgio Carvalho (Abradi – RJ/Sirius Interativa)
Klaus Hachenburg (Aeti/Casullo Web)
Paulo Henrique Ferreira (Apradi/Clickweb)
Allessandro Canella (ADBA/BeeWeb)
Saulo Medeiros (Amadi/5 Clicks)
Marcelo Tripoli Morais (iThink – SP)
Matias Feldman (Workroom – RS)
Alexandre Gibotti, diretor executivo
- Publicidade digital