Modelo OneChannel reinventa forma do varejo engajar clientes e transformar negócios

0

Na era digital, em que os canais de relacionamento com o consumidor — além de digitais — são múltiplos, o varejo se depara com o desafio de transformar seus negócios e reinventar a forma de engajar e reter clientes, que também evoluíram juntamente com as tecnologias.

Hoje, para atender o novo tipo de consumidor, chamado de "digital native" (nativo digital, em tradução literal), o varejo deve implementar uma estratégia OneChannel, segundo ressaltou Sérgio D'Avila, advisory Retail & Consumer da PricewaterhouseCoopers (PwC) durante participação no Fórum Call Center + CRM 2015, evento promovido pela TI INSIDE Online, que acontece nesta terça-feira, 31, em São Paulo.

Para implantar o modelo OneChannel é fundamental que a empresa adote uma narrativa unificada e implemente um back office operacional, também único e integrado. Para tal, o consultor da PwC salienta que três pontos são essenciais: analisar dados dos clientes que tragam valor agregado ao negócio; oferecer as mesmas promoções em todos os canais em que a empresa atua, bem como instituir programas de fidelização.

Outros pontos importantes para uma organização focada no cliente incluem mudanças na estrutura da mesma. Nesse sentido, a empresa deve contar com um diretor de clientes, que focará seu trabalho em ações direcionadas na experiência do cliente, ter uma área dedicada a vendas, trabalhar com alinhamento de metas e, por fim, mas não menos importante, oferecer possibilidade de troca, devolução e disponibilidade de estoque em qualquer canal, seja ele online ou off-line (loja física).

OneChannel X OmniChannel

Diferentemente do conceito de atendimento OmniChannel, no qual uma empresa se utiliza de múltiplos canais para se relacionar com seu cliente, o OneChannel surge, segundo D'Avila, como uma forma de entender o que o consumidor digital necessita, em apenas um canal de atendimento, garantindo que sua experiência seja positiva. No caso do modelo multicanal, o custo e a complexidade de administrar vários canais são muito elevados, por um retorno ínfimo para a experiência do cliente, ainda de acordo com o executivo.

"O cliente procura por uma marca com uma narrativa única, que prometa uma experiência única, que lhe ofereça acesso às suas lojas em toda e qualquer plataforma, e interaja com ele nas mídias sociais", concluiu, citando dados de uma recente pesquisa feita pela PwC, a qual constatou que 77% dos consumidores brasileiros têm suas decisões de compra influenciadas pelas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.